FacebookRSS feed

Agrotec

O Vinho - da uva à garrafa

Esta segunda edição de O Vinho – da Uva à Garrafa, que retoma e revê a estrutura da anterior, surge num momento em que a opinião pública e publicada vê com desconfiança o arsenal de produtos usados na agricultura e na transformação dos produtos agrícolas.

O vinho - da uva à garrafa

Como tal, este disponibiliza um pequeno capítulo sobre a produção biológica, no qual se procura divulgar a regulamentação europeia mais recente, na sua vertente enológica, e comparar o grau de exigência no que toca ao uso dos numerosos produtos e práticas enológicas aprovados pelo OIV.

Perante a continuada ausência de manuais de enologia escritos em língua portuguesa e com dados e observações sobre a nossa realidade, o autor julgou seu dever colocar ao serviço de estudantes, vitivinicultores, enólogos e enófilos o que pôde recolher ao longo de décadas de actividade profissional intensa.

O facto de o livro se destinar a um público com diversos níveis de formação fez como que houvesse um equilíbrio que o autor julga aceitável, se atendermos ao bom acolhimento da primeira edição.

Sobre o autor

Engenheiro Agrónomo pelo ISA, onde se licenciou em 1970. Foi assistente do Instituto de Investigação Agronómica de Angola entre 1970 e 1975.

De regresso a Portugal, ingressou em 1977 na Estação Vitivinícola da Beira Litoral, em Anadia, onde permaneceu até à aposentação. Foi Director dessa Estação entre 1985 e 1990 e Director de Serviços de Vitivinicultura da Beira Litoral, de 1990 a 1995. Foi consultor técnico das Caves S. João e Caves Messias, tendo exercido o cargo de Director Geral de Produção desta última.

Membro da Delegação Portuguesa às reuniões e Congressos do OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) durante mais de 20 anos. Em colaboração com o ex-ICEP (Instituto do Comércio Externo de Portugal), participou em acções de promoção dos vinhos portugueses na Europa e em diversos países de outros continentes, designadamente Brasil, Canadá, Estados Unidos e Japão.

É autor de diversos artigos técnicos, alguns dos quais publicados em revistas internacionais. Em livro, publicou Tecnologia dos Vinhos Tintos (2005), Tecnologia dos Vinhos Espumantes (2005), O Vinho – da Uva à Garrafa (2007 – 1ª ed.), todos esgotados, e Caves da Bairrada – Elementos da sua História (2017).

Adquira esta obra até 15 de janeiro de 2020 e receba um código promocional no valor de 10% do PVP do livro para utilizar até 29/02/2020 na booki.