FacebookRSS feed

Agrotec

Projeto H2020 IPMWORKS está a celebrar 1 ano

Apoiado pelo programa europeu H2020, o projeto IPMWORKS pretende criar uma rede de produtores e consultores que trabalhem em conjunto para demonstrar que é possível reduzir significativamente a utilização de fitofármacos em todos os setores agrícolas europeus.

A rede é constituída por hubs de 10 a 15 explorações agrícolas de demonstração localizadas numa determinada região. Cada hub é gerido por um "hub coach" que tem a função de ajudar os produtores a trocar conhecimentos sobre métodos não químicos para controlar e reduzir a pressão de pragas e doenças nas suas culturas, através da adoção de uma visão holística da Proteção Integrada.

A equipa responsável por gerir o hub irá ainda organizar eventos de demonstração, baseados nos conhecimentos práticos dos produtores e nas suas histórias de sucesso, sempre focados na Proteção Integrada das culturas.

Pretende-se mostrar que a Proteção Integrada é eficiente e rentável e torna possível reduzir a dependência de fitofármacos, mantendo simultaneamente a produtividade e aumentando eventualmente a rentabilidade económica da exploração agrícola.

Um ano após o início do projeto, 22 hubs estão agora instalados em 14 países Europeus, com cerca de 250 produtores, sendo dois deles em Portugal.

O IPMWORKS está também a coordenar 5 redes nacionais de produtores, em França (DEPHY), Reino Unido (LEAF), Alemanha (DIPS), Países Baixos (GROEN) e Suíça (PESTIRED). O projeto promove ainda a utilização da plataforma IPM Decisions, que proporciona um acesso fácil a uma gama de sistemas de apoio à decisão para otimização da tomada de decisão no controlo de pragas.

Para aceder ao calendário de divulgação dos eventos de demonstração clique aqui.

Poderá haver um evento de demonstração IPMWORKS planeado perto de si.