FacebookRSS feed

Agrotec

O impacto do EFMA e as alterações climáticas na região do Baixo Alentejo

Um dos impactos principais das alterações climáticas incide sobre os recursos hídricos.

alqueva

Por Francisco Palma | Agricultor e Presidente da Associação de Agricultores do Baixo Alentejo

O Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA) é uma medida de adaptação/mitigação que visa capacitar e preparar a região do Alentejo para os futuros cenários climáticos que os relatórios do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) preveem para região da bacia do Mediterrâneo.

Compreender as mudanças climáticas do passado é um pré requisito essencial para prever e projetar as mudanças futuras. Muitas análises e produtos são usados por muitos cientistas em todo o mundo para avaliarem os modelos climáticos e serem preciosos auxílios para melhor compreensão do sistema climático.

Todos os dados climáticos e meteorológicos são analisados e esta informação produzida por especialistas serve para que os decisores possam compreender e decidir sobre a necessidade de tomar medidas de adaptação e mitigação às alterações climáticas.

Ao comparar simulações de modelos de mudanças climáticas do passado com as observações, os cientistas podem melhor avaliar a validade do modelo de projeções de mudanças climáticas futuras.

As mudanças climáticas são por natureza de caráter global, o seu impacto sobre os diferentes sistemas ocorre em todas as escalas espaciais, sendo os impactos sectoriais à escala local, em muitos aspectos os mais relevantes.

Nesta tentativa de fazer uma projeção climática regional para a área do EFMA juntamente com os dados encontrados tanto ao nível dos modelos globais e regionais, também consideramos pôr nesta projeção alguns elementos de natureza antropogénica que, de alguma forma, poderão influenciar o clima na região do EFMA.

Considerando todo o EFMA, com as suas massas de água e os 120.000 hectares de regadio, os quais estão a mudar o paradigma agrícola da região com a mudança cultural de sequeiro para regadio, de culturas anuais de outono/inverno para primavera/verão e de uma área já muito significativa ocupada com culturas permanentes estando o olival em grande destaque com uma área de aproximadamente 40.000ha.

O objetivo do artigo é demonstrar e realçar a importância do projeto EFMA num cenário de projeções climáticas regionais do IPCC ao nível da bacia do Mediterrâneo em que constitui como já se disse uma medida simultaneamente de adaptação e mitigação às mudanças climáticas presentes e futuras, sobre um território que tem revelado evidências de sofrer nas últimas décadas um processo acentuado de desertificação, talvez um dos fenómenos de efeito mais devastador em termos ambientais, sociais e económicos que uma região pode sofrer.

Para aceder ao artigo na íntegra leia a edição n.º 7 do Suplemento Grandes Culturas, que integra a Revista AGROTEC.

Solicite a sua revista através do seguinte email: marketing@agrotec.pt