FacebookRSS feed

Agrotec

Nuno Russo: «Não podemos negar os riscos crescentes potenciados pelas alterações climáticas»

O Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, marcou presença no Seminário “Ameaças fitossanitárias aos citrinos”, em Faro. Esta é uma iniciativa da Associação de Operadores de Citrinos do Algarve (ALGARORANGE) e que junta diferentes olhares sobre o desafio da sanidade vegetal.

Nuno Russo

Nuno Russo começou por destacar a importância da «procura de soluções integradas de prevenção e combate perante um cenário em que não podemos negar os riscos crescentes, potenciados pelas alterações climáticas que nos obrigam, diariamente, a repensar a nossa ação». O Secretário de Estado lembrou que, durante esta semana, o Ministério da Agricultura assinalou o arranque do programa para marcar o Ano Internacional da Sanidade Vegetal em Portugal.

«A celebração deste ano merece o total empenho do Ministério da Agricultura, contando ainda com a imprescindível colaboração da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e com a preciosa parceria das Direções Regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve), do ICNF e do INIAV».

«É para esta incerteza que temos de encontrar respostas coordenadas e articuladas para lá das nossas fronteiras. Uma incerteza que encerra em si um dado concreto: a perda de 40% das culturas alimentares de todo o mundo todos os anos, devido a pragas e doenças de plantas. Plantas que representam cerca de 80% dos alimentos que ingerimos e produzem mais de 90% do oxigénio», continuou Nuno Russo.

«Sendo Portugal apontado como um país com tanto potencial, não poderíamos hesitar em afirmar que é parte da nossa missão assegurar a manutenção das melhores condições para a preservação do nosso património e para a afirmação do setor agrícola enquanto motores de desenvolvimento e de coesão», concluiu o Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural.