FacebookRSS feed

Agrotec

Nunhems inova no segmento de alface para atender às exigências dos consumidores

A subsidiária de sementes vegetais da BASF (BASF Vegetable Seeds) está a introduzir novos e originais tipos de alface com o objetivo de levar novos conceitos até às prateleiras do supermercado.

Alface

A empresa está a realizar uma nova edição do evento "Lettuce and Spinach Demofield", em Múrcia, onde tem apresentando não apenas novos e originais tipos de alface e espinafre, mas também o compromisso de agregar valor aos consumidores com o lançamento de novos conceitos de folhas de salada. «Queremos dar um passo além. Não descansar apenas sobre os louros como produtores, mas também conscientizar toda a cadeia de distribuição sobre a variedade e versatilidade dos diferentes tipos de alface, oferecendo outra maneira de a apresentar e consumir», explica Juan Pedro Pérez, gerente de vendas de culturas para saladas.

A novidade no segmento de alface romana é a Magistral, uma variedade "com a qual procuramos aumentar a lucratividade da colheita ”, diz Carlos del Espino, especialista em alface da BASF Vegetable Seeds. Graças ao seu tamanho e peso menores, bem como ao formato mais uniforme, a Magistral foi projetada para ambientes de cultivo de alta densidade, aumentando o seu rendimento por hectare.

No segmento de mini-romaine, a empresa apresenta o Winbee F1 (NUN 6549 F1), uma variedade recomendada para o cultivo de primavera e com alta resistência à queima das pontas. A esse respeito, Del Espino revelou que estão a trabalhar para finalizar o ciclo anual com uma nova variedade para o inverno.

Com vista à comercialização no segmento Little Gem, a nova variedade da Nunhems para o inverno é a F1 NUN 6806. Com esta variedade, o negócio de sementes vegetais da BASF complementa o Thicket F1 e Thespian F1, as duas variedades muito resistentes e versáteis que completam o ciclo anual de cultivo. Todos estas são resistentes ao oídio e pulgões.

Alface Iceberg de maior qualidade

A alface Iceberg é uma das marcas da empresa e o seu grande exemplo neste segmento. Nesta temporada, introduz três novas variedades: NUN 1212 F1, NUN 1228 F1 e NUN 1232 F1, para outono, inverno e primavera, respetivamente. «Com estas novas variedades, estamos a criar qualidade ainda mais elevada em termos de formação de plantas. São ainda adequadas para a colheita mecanizada, graças à sua forma uniforme, melhorando ainda o desempenho pós-colheita», explica Del Espino. A cultura é também resistente ao oídio e pulgões. 

Estas três variedades juntam-se à Melosa F1, que demonstrou adaptar-se idealmente ao crescimento do verão, tendo um desempenho extremamente bom em termos de aparafusamento e queima de ponta em condições extremas. Juntam-se ainda à Goldiva F1, que registou um excelente desempenho nas colheitas de janeiro, graças à boa formação de plantas, calibre e resistência no campo, permitindo uma ampla janela de colheita.

Conceitos para consumidores

A Nunhems está a dar um grande passo no mercado de alface, com o objetivo de atrair consumidores através da introdução de novos conceitos que enfatizam os fatores claramente diferenciadores de certas variedades. Um exemplo disso, os Temas F1 e Intred F1, respectivamente Little Gems verdes e vermelhos, que oferecem aos distribuidores a oportunidade de vender esses produtos em embalagens duplas e que dão mais cor à linha tradicional de saladas.

Enquanto isso, NUN 06193 F1 e NUN 06567 F1 são duas variedades que se destacam pelo seu sabor mais doce. Com a Agros, a Nunhems demonstrou o seu apoio aos produtores e outros agentes em cadeia em termos da crescente necessidade de mecanização da colheita.

Mas o conceito mais revolucionário, sem dúvida, é a alface do chef, projetada para a hotelaria e restauração. Com Greenglace e Rubyglace, entre outros, a Nunhems realiza ainda a introdução de diferentes tipos de folhas para diferentes formatos sanduíche. Enquanto isso, o envoltório é uma alface cujas folhas formam uma espécie de colher e podem ser usadas como base para diferentes coberturas frias ou quentes.

Crispol F1 é uma das variedades que se enquadram nesse conceito. «Temos os produtos e agora queremos oferecer ideias e sugestões sobre como usá-los na cozinha», diz Juan Pedro Pérez.

As novidades para o espinafre

A Nunhems é uma das líderes de mercado nesta cultura e continua a fazer grandes avanços no seu cultivo. O resultado do trabalho da empresa é a grande variedade apresentada no catálogo bem estabelecido, como a Hydrus F1 e Alcor F1, que permitem espinafre durante todo o ano produção.

Algumas das novas variedades incluem Formax F1, Sculptur F1 e Crater F1, que se destacam pela sua alta qualidade. Do ponto de vista agrícola, todos eles são resistentes ao oídio (1-17) e tem uma alta tolerância à mancha foliar.

A Nunhems está, assim, a sublinhar o seu compromisso com o setor e continua a trabalhar em conjunto com os produtores, para desenvolverem soluções para os principais desafios enfrentados por este segmento florescente.