FacebookRSS feed

Agrotec

Novo projecto Horizon 2020 concedido à Kimitec Group para desenvolver o primeiro biopesticida para combater o fogo bacteriano

A Kimitec Group - Marca distribuída em Portugal pela Agripro - foi selecionada para desenvolver o PhageFire, o primeiro biopesticida para prevenir e tratar o fogo bacteriano, uma doença causada pela destrutiva bactéria Erwinia amylovora (EA), que afeta diferentes espécies de plantas da família Rosaceae, que são as que têm maior importância agrícola no grupo das árvores frutíferas de semente, como a maçã, a pêra, o mirtilo ou a nêspera.

Kimitec Group

Trata-se de um projecto concedido no âmbito da convocatória Fast Track to Innovation, uma das mais exigentes do programa H2020, e o quatro projecto Horizon nos últimos cinco anos, - uma forma da União Europeia reconhecer, mais uma vez, a capacidade da Kimitec em pesquisa e desenvolvimento de ferramentas naturais para uma agricultura saudável.

Como esta doença é controlada atualmente?

O fogo bacteriano é a doença mais grave que as árvores frutíferas de sementes podem sofrer. Considerada “de quarentena” na União Europeia, não tem cura e, até hoje, não existem produtos totalmente eficazes (nem de síntese química, nem naturais) para controlar as infecções de Erwinia amylovora, por isso a urgência em desenvolver uma solução eficaz. A situação é crítica, já que é preciso somente de um único surto grave de Erwinia amylovora para interromper a produção de uma região durante vários anos.

O projecto PhageFire destina-se a desenvolver uma solução segura e confiável para controlar o fogo bacteriano através da identificação e seleção na natureza dos fagos mais eficazes para acabar com a bactéria Erwinia amylovora; e a sua estabilização e escalonado industrial para que possa ser comercializado.

Para mais informação, contacte a AgriPro: agripro@agripro.pt | Tel: 262 690 210 | Website | Facebook