Novo consórcio em Ciências Agrárias abre portas a cerca de 1500 estudantes
A Egas Moniz School of Health and Science integra o novo consórcio Farm4Future, iniciativa inovadora que visa transformar o ensino e a prática das Ciências Agrárias através da integração de tecnologias de ponta e soluções digitais.
O projeto tem como objetivo criar um ecossistema educacional avançado que capacite futuros profissionais com as habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios contemporâneos deste setor. Para isso, serão reorganizados seis cursos, elevando as qualificações de 500 estudantes, além de requalificar 300 profissionais. No total, 1500 estudantes provenientes do ensino secundário e profissional serão beneficiados.
Com um orçamento de mais de 3,5 milhões de euros, financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), este projeto junta seis Instituições de Ensino Superior (IES): o Instituto Politécnico de Coimbra, que lidera o consórcio, a Egas Moniz School of Health and Science, a Universidade de Coimbra, a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) e os Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Santarém e Viseu. A implementação do Farm4future trará benefícios significativos, como a modernização e digitalização das ciências agrárias e a promoção de práticas tecnológicas e que minimizem o impacto ambiental.
Manuel Pequito, professor e investigador da Egas Moniz School of Health and Science, refere que “este projeto está alinhado com os objetivos do Programa Impulso Mais Digital, na iniciativa Reforma e Modernização das Ciências Agrárias. Desta forma, a Egas Moniz continua a contribuir para o desenvolvimento do setor, com um sólido contributo dos nossos cursos de Medicina Veterinária e Enfermagem Veterinária. De destacar ainda, o forte compromisso deste consórcio com a visão de Uma Só Saúde - One Health, que tem como foco a relação entre a Saúde Humana, Animal e Ambiental”.
O Farm4Future terá um papel importante na modernização de cursos em Ciências Agrárias, na partilha de experiências entre parceiros internacionais, investigação e inovação, e na criação de microcredenciais com foco na transição verde e digital, dirigidos a estudantes e a profissionais.
Comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a Agenda 2030 para o ensino superior, a Egas Moniz School of Health & Science, enquanto instituição de ensino superior que fomenta a excelência académica e a promoção da sustentabilidade, foi recentemente considerada a melhor universidade privada portuguesa no Ranking de Inovação, pela SCImago Institutions Rankings. Para além disso, foi também reconhecida como primeira classificada a nível nacional no contexto dos ODS 3 E 4, respetivamente Saúde e Bem-estar e Qualidade na Educação, entre as instituições de ensino privadas do país e como 15º no ranking mundial no contexto do ODS 3, no Impact Ranking do Times Higher Education.