FacebookRSS feed

Agrotec

Nova quebra na recolha leiteira francesa

Desde o final de 2011, a recolha de leite continua a cair. Mais uma vez este ano, os primeiros resultados apurados pela FranceAgriMer anuncia uma nova quebra na recolha relativa a Janeiro de 2013. O custo crescente da alimentação juntamente com os preços mais baixos do leite estão a penalizar fortemente a produção de leite este ano.

De Abril a Dezembro de 2012, a recolha recuou 1,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. E em Dezembro de 2012, a recolha de leite de vaca caiu quase 4% em relação ao mesmo mês do ano transacto. O nível de sub-realização da recolha acumulada (corrigido para gordura) fixava-se no final de Dezembro em 1,06 milhões de toneladas abaixo da quota teórica calculada para a campanha 2012/2013.

O teor de gordura é de 40,79 g/l, em média, desde o início da campanha 2012/2013, uma quebra de 0,14 g/l em relação ao ano passado. De acordo com estimativas preliminares da FranceAgriMer realizado durante Janeiro de 2013, a recolha de leite de vaca, muito perturbado pelas más condições meteorológicas, continua 3% abaixo em relação ao ano passado. No entanto, está com um perfil bastante próximo da média dos últimos 5 anos.

Nos outros países da União Europeia, a situação é muito heterogénea. A subida do preço dos concentrados é compensada por uma reavaliação dos preços do leite em alguns países, nomeadamente a Alemanha, onde a produção aumenta e está alinhada com a quota nacional. Por seu lado, a Dinamarca e a Polónia ultrapassam as suas respectivas quota, pelo será muito difícil evitar penalidades. Em contraste, a recolha no Reino Unido continua muito deprimida.

Fonte: ANIL/Pleinchamp (via Confagri)