FacebookRSS feed

Agrotec

Nova alface com mais vitamina pode tratar depressão

alfaceInvestigadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agro-pecuária) de Brasília estão a tentar desenvolver um alface com um nível mais elevado de folato, ou vitamina B9, para prevenir e tratar a depressão. Experimências com foco no aumento desse nutriente já têm sido feitos para prevenção de casos de anencefalia e de má formação do tubo neural.

As pesquisas com o folato na alface são coordenadas pelo cientista Francisco Aragão, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que apresentou na Embrapa Hortaliças, em Setembro de 2012, o trabalho quem tem estado a desenvolver para modificar geneticamente uma variedade de alface visando aumentar a presença da vitamina através do processo de biofortificação.

Ao assistir à apresentação, a investigadora Leonora Mattos, também da Embrapa, percebeu que as pesquisas tinham semelhanças com a que ela estava a desenvolver com a abóbora. Ambos decidiram, então, agir em conjunto e ampliar o foco inicial – além das mulheres grávidas, a depressão também iria fazer parte dos testes com alface biofortificada.

O folato, sal do ácido fólico, já existe na alface, mas em pequena quantidade. Segundo a cientista, trabalhos indicam que o nutriente tem efeito positivo nos casos de depressão.

Os trabalhos contam com a participação do Departamento de Nutrição Humana da Universidade de Brasília (UnB). Testes com alface já foram feitos in vitro. Agora, devem ser iniciados estudos com ratos.

Fonte: Diário Digital