FacebookRSS feed

Agrotec

U. Évora cria Laboratório de Investigação em Agricultura

Designa-se Acelerador de Investigação em Agricultura: água e energia, e a designação sintetiza o objetivo deste laboratório recém-criado pela Universidade de Évora (UÉ): acelerar a investigação em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional, em estreita articulação com o tecido produtivo e empresarial da região.

Universidade de Évora cria Laboratório Acelerador de Investigação em Agricultura

Centrado na UÉ, o Acelerador de Investigação pretende potenciar, por um lado, o capital humano multidisciplinar e as infraestruturas preexistentes na UÉ e no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, integrado no SRTT (Sistema Regional de Transferência de Tecnologia) e, por outro, a cultura de desenvolvimento tecnológico e inovação de cariz internacional, através da criação de estímulos à fixação de investigadores de topo.
A capacidade científica da UÉ é o reflexo das necessidades da região eminentemente agrícola em que se insere, com um potencial de crescimento e com um tecido produtivo ímpares. Este centro de investigação de ponta terá o apoio do Governo e contribuirá para a transferência de tecnologia, potenciando, em última instância, a construção de vantagens competitivas regionais no setor agrícola, com vista à melhoria da cadeia de valor e à internacionalização.
O Promotor desta iniciativa foi o Ministro Poiares Maduro, em articulação com o Ministério da Educação e Ciência (MEC). O apoio virá de fundos da União Europeia (UE). O projeto foi desenvolvido em estreita colaboração com a CCDR Alentejo.

Ler aqui.