FacebookRSS feed

Agrotec

Morango é o tema do suplemento Pequenos Frutos 22

morango

«Parece um pouco estranho falar-se da divulgação das culturas mas existem alguns frutos, pouco conhecidos dos produtores e dos consumidores, em que toda a divulgação que se consiga fazer é importante, principalmente no grupo dos Pequenos Frutos. No entanto, parece um paradoxo falar-se na divulgação da cultura do morangueiro uma vez que Portugal importa mais de 16 mil toneladas para consumo interno e produz cerca de 10 mil», assim começa o Editorial do Suplemento Pequenos Frutos 22 (PF22), dedicado à cultura do morango, da autoria do diretor da publicação, Pedro Brás de Oliveira. 

Nesta edição damos conta da ação que decorreu em Olhão, a 22 de fevereiro, sobre “tecnologia de produção de morango com plantas tray”, no âmbito do projeto GO-CompetitiveSouthBerries, que tem como objetivo desenvolver e demonstrar tecnologias de produção inovadoras, assegurando a sustentabilidade dos sistemas e a valorização dos recursos genéticos endógenos.

Graça Palha, do INIAV, aborda precisamente o tema “GO-CompetitiveSouthBerries: aumentar a competitividade do morango na região sul” num artigo que pode ler neste suplemento.

“Influência do substrato na fenologia, biometria, produtividade e qualidade do fruto das cultivares de morangueiro Camarosa, Rábida, San Andreas e Portola” e “Os tripes em morangueiro: uma panorâmica sobre a sua presença e as estratégias de proteção da cultura” são outros artigos que pode ler na PF22.

Recorde-se que o suplemento PF22 é publicado com a revista Agrotec n.º 26.

Para solicitar a edição completa aceda aqui