FacebookRSS feed

Agrotec

Monção recebe primeiro museu dedicado ao vinho alvarinho

Um edifício do século XVII, no centro histórico de Monção, vai ser transformado no primeiro museu dedicado ao alvarinho, vinho típico daquela região do Alto Minho, num investimento de 150 mil euros, segundo fonte municipal.

Além de adaptar aquele edifício, o projecto da Câmara de Monção já permitiu a certificação do nome “Museu do Alvarinho” e o espaço assumirá as funções de «promoção, comercialização e degustação» daquele vinho, de «elevada importância» para a economia e para a «identidade cultural e histórica» local.

A obra de adaptação da Casa do Curro, uma casa histórica do concelho, a Museu do Alvarinho já conta com uma comparticipação comunitária de 90 mil euros, através do Programa do Desenvolvimento Rural (ProDer). O edifício, público, recebe actualmente várias actividades culturais, depois de uma profunda recuperação concluída em 1995.

«Pretende-se corporizar um modelo integrado de promoção do vinho alvarinho, estendendo-o ao património natural, histórico, arqueológico e cultural do concelho. No fundo, o Museu do Alvarinho servirá como elemento impulsionador e congregador para a divulgação e dinamização das potencialidades endógenas da região», explicou a autarquia.

Para ler aqui.