FacebookRSS feed

Agrotec

Mirtilo gera nova dinâmica no sector agrícola de Lafões

A produção de mirtilo está a gerar uma nova dinâmica no sector agrícola da região de Lafões e a levar muitos jovens a uma aposta na agricultura, aproveitando os apoios do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR).

O delegado de Viseu da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Jorge Carreira, disse à agência Lusa que, nos três concelhos de Lafões — Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul e Vouzela — já há dezenas de produtores do chamado “fruto da juventude”.

“Os jovens são os que mais apostam na produção de mirtilo porque, se reunirem as condições necessárias, conseguem ajudas muito significativas”, referiu.

Neste momento, na região, já há candidaturas ao ProDeR aprovadas e outras em fase de aprovação e, por isso, Jorge Carreira considera importante a realização do Encontro de Produtores de Mirtilos de Lafões, marcado para sábado, em Vouzela.

“Muitos dos jovens nem nunca tinham pensado em investir na actividade agrícola. Mas as alternativas de emprego são poucas”, referiu Jorge Carreira, contando que há até pessoas com formação superior a apostar na produção de mirtilo.

O responsável explicou que esta actividade se ajusta às características da região, como “a prevalência do minifúndio, a existência de água para rega em abundância e a temperatura”.

O interesse por este fruto não é alheio à proximidade ao concelho de Sever do Vouga (no distrito de Aveiro), que começou apostar na sua produção na década de 1990.

Na opinião de Jorge Carreira, esta é “uma cultura muito apelativa”, até porque “se as pessoas quiserem depois podem avançar para outros produtos, como compotas e licores”.

O mirtilo é uma baga que cresce num pequeno arbusto. É conhecido como o “rei dos antioxidantes” e, além de ser uma planta medicinal, tem uma grande versatilidade culinária.

Fonte:  Lusa (via Agroportal)