FacebookRSS feed

Agrotec

Mirical da Koppert ganha prestigiado prémio de inovação da Fruit Logistica

O revolucionário sistema de libertação da Koppert, para a sua solução biológica Mirical, ganhou o primeiro prémio do prestigiado prémio internacional Fruit Logistica Innovation Award Technology. O prémio, entregue pela Messe Berlin GmbH e pela Fruitnet Media International, em Berlim, a 9 de fevereiro, distingue inovações excecionais em toda a cadeia de abastecimento de frutas e produtos hortícolas, desde a produção até ao ponto de venda.

Ao receber o prémio em nome da Koppert, o gestor de produto Tim Bossinga afirmou que a inovação faz parte do ADN da Koppert e resulta do seu contínuo desenvolvimento de produtos. Bossinga agradeceu à equipa multidisciplinar da Koppert pelas sucessivas conquistas.

Inovação revolucionária

A mudança da embalagem do produto de uma garrafa de plástico para tiras de cartão ondulado, especialmente concebidas para proporcionar abrigo e proteção para os insetos auxiliares de Mirical (Macrolophus pygmaeus), criou um sistema de libertação altamente eficiente e sustentável que é muito mais fácil de usar. As tiras de cartão são totalmente compostáveis, permitindo reduzir em 99% o uso de plástico.

As tiras de cartão ondulado fornecem um abrigo para os insetos predadores, permitindo-lhes «esconder-se» e distribuir-se melhor durante o transporte, chegando assim ao seu destino em ótimas condições. Esta nova embalagem também reduz a aglomeração e melhora a distribuição dos predadores na cultura. O resultado desta inovação revolucionária é um controlo ainda mais eficaz da mosca branca com o produto Mirical.

A nova embalagem do Mirical é fácil de pendurar no caule de uma planta adulta e de distribuir pela estufa. Além de economizar trabalho e de tornar a dosagem mais precisa, as tiras são facilmente localizadas, facilitando a sua monitorização.

Predador de pragas generalista

Mirical é um predador generalista que se alimenta de mosca-branca (Bemisia tabaci e Trialeurodes vaporariorum), ovos e larvas de Tuta absoluta, aranhiço-amarelo (Tetranychus urticae) e larvas-mineiras (Liriomyza spp.). A nova embalagem de Mirical foi lançada em França no ano passado e tem merecido elogios dos produtores pelo seu melhor desempenho e facilidade de uso, alguns produtores referem uma redução de 50% no tempo de aplicação do produto.