FacebookRSS feed

Agrotec

Ministra da Agricultura: «Queremos uma agricultura mais sustentável e mais competitiva»

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, marcou presença na 5ª edição do Fórum de Outono do INESC TEC, que se realizou durante o dia de ontem, 12 de novembro, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, na cidade do Porto.

Ministra da Agricultura

A nova titular da pasta da Agricultura participou no painel “Desafios Para o Futuro: Agricultura com mais Ciência e Inovação” e defendeu que a transferência de conhecimento entre a Ciência e a Agricultura é essencial ao desenvolvimento do setor. O painel contou ainda com Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Nuno Canada, presidente do INIAV; e José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC.

Para a ministra, o diálogo entre a Ciência e a Agricultura assume-se como «essencial na manutenção do nosso futuro coletivo», realçando ainda que a assinatura dos protocolos «é sinal de um diálogo que é necessário que se intensifique». Segundo a própria, o novo Governo tem «quatro novos desafios que entendemos serem estruturantes para o desenvolvimento do nosso país que são o desafio da demografia, das desigualdades, da sociedade digital e das alterações climáticas. Para isto, estamos todos convocados, individualmente e coletivamente. Devemos desenhar políticas públicas que ultrapassem todos estes desafios».

A titular da pasta da Agricultura vê na digitalização um fator «essencial para a competitividade e sustentabilidade» do setor, realçando que «estamos na era da agricultura inteligente, de uma agricultura que será capaz de dar resposta aos desafios estabelecidos para o XXII Governo».

«Temos que apostar na digitalização, no desenvolvimento tecnológico e na criação e ferramentas que permitam chegar a todos, desde o pequeno agricultor ao grande agricultor. Só com a tecnologia é que temos consciência que podemos ter mais e melhores resultados e podemos ter uma gestão cada vez mais equilibrada e sustentável. Podemos ainda aumentar os produtos produzidos e o alcance que esses podem ter, nomeadamente, para os mercados existentes e potenciais».

 

«Queremos uma Agricultura mais sustentável e competitiva»

«A relação entre a agricultura e a ciência é uma história de sucesso, sem ponto final à vista e que vai continuar a enfrentar grandes desafios a uma escala global. Queremos conseguir enfrentar juntos os grandes desafios agrícolas. Nós sabemos que a população mundial está a crescer e que precisamos de utilizar os recursos naturais de forma mais racional», afirmou a ministra.

Em relação ao uso racional dos recursos naturais, Maria do Céu Albuquerque afirmou que «temos que assegurar condições para o futuro da alimentação. Para isso, nós temos que ser mais competitivos, ter uma consciência do quão urgente é proteger o nosso património natural. Temos, ainda, que ser capazes de ultrapassar e encarar os desafios das alterações climáticas e isso passa não só pela capacidade de nos ambientarmos às novas realidades, mas também de encontrarmos novas soluções e respostas, nomeadamente na eficiência hídrica, energética e na utilização dos fertilizantes».

Perante tudo isto, a nova ministra defendeu «um futuro em que haverá espaço e oportunidade para a interrogação, para a experimentação, para a busca de mais e melhores alternativas, com mais e melhor conhecimento aplicado à agricultura».

«Queremos uma agricultura mais sustentável, mais competitiva, mas muito preocupada com a gestão dos seus recursos para fazer face às alterações climáticas. Queremos uma agricultura que seja capaz de atrair mais jovens, uma agricultura que vá ao encontro de respostas tecnológicas e seja capaz de controlar recursos hídricos, energéticos e fertilizantes», concluiu.