FacebookRSS feed

Agrotec

Ministra da Agricultura na Região do Douro

A ministra Maria do Céu Antunes visitou a Região do Douro. O programa arrancou com a passagem pelas vinhas e pela adega da Quinta do Pessegueiro, em S. João da Pesqueira , numa visita conduzida pela sua diretora, Célia Varela, e acompanhada por Manuel Cordeiro, presidente da Câmara Municipal, por Carla Alves, diretora da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte , e por Gilberto Igrejas, Presidente do IVDP ( Vinhos do Douro e do Porto ).

Ministra da Agricultura

Nas palavras de Maria do Céu Antunes, «esta é mais uma oportunidade para acompanhar, em proximidade, a produção do setor vitivinícola. E, hoje, estamos numa das regiões estratégicas para a competitividade deste setor, reconhecido no mundo e tão importante para a projeção, afirmação e crescimento do nosso país».

Na região demarcada mais antiga do mundo, a titular da pasta da Agricultura inteirou-se de perto dos problemas do Douro, com uma vindima marcada por uma pandemia, que exige medidas especiais de proteção e higienização, mas teve também oportunidade de conhecer projetos vitivinícolas inovadores, marcados por quadros altamente profissionais e por uma renovação geracional, sem nunca renegar o conhecimento antigo, a tradição e a experiência adquirida.

A ministra da Agricultura reuniu ainda com os municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Douro, onde ouviu as preocupações do território e debateu a estratégia do Governo para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola. «A inovação representa, sem dúvida, um contributo essencial para uma Agricultura mais sustentável e mais competitiva», destacou a titular da pasta da Agricultura.

Em Santa Marta de Penaguião, a visita decorreu na Adega Alves de Sousa Douro & Port Wines. Na empresa familiar, e com Domingos Alves de Sousa e Tiago Alves de Sousa na condução a visita, a ministra Maria do Céu Antunes e o presidente da Câmara Municipal, Luís Machado, puderam constatar as enormes vantagens da inovação no processo de produção, na garantia da qualidade das uvas e, ainda, no uso mais eficiente dos recursos naturais.

O dia terminou nas Caves Taylor, em Vila Nova de Gaia, onde visitou o novo projeto World of Wine (WOW), um grande investimento para a promoção do vinho, da gastronomia, da história, da cortiça e da moda.

As medidas de apoio para o setor dos vinhos

A titular da pasta da agricultura teve ainda oportunidade de falar das medidas de crise para o setor do vinho, lançadas pelo Ministério da Agricultura, visando garantir melhores condições de estabilização e retoma socioeconómicas.

Do pacote de medidas de crise para apoio ao setor dos vinhos, no valor de 18 milhões de euros, 12 milhões de euros destinaram-se à destilação de vinho e 6 milhões de euros para o armazenamento. A região do Douro liderou na adesão a estas medidas, quer na destilação, quer no armazenamento. Assim os produtores do Douro vão receber mais de 854 mil euros para armazenamento e 3 222 milhões de euros para destilação de vinhos.

No âmbito da criação de medidas excecionais para apoiar o setor dos vinhos, foi também criada uma reserva qualitativa para a região do Douro, no valor de 5 milhões de euros, o que vai permitir apoiar 10 mil pipas de 550 litros de mosto, com direito à DOP Porto. O principal objetivo desta medida passa por auxiliar os produtores, por via de apoio aos produtores/engarrafadores, aos comerciantes de vinho generoso e aos comerciantes de vinho do Porto, inscritos no IVDP, I.P. (Instituto do Vinho do Douro e Porto), e que comprem a produção da vindima de 2020 aos produtores.

«Com estas medidas pretendemos garantir melhores condições para uma mais célere estabilização e retoma económica. Foi fundamental dar resposta às necessidades do setor, operacionalizando, com celeridade e em diálogo permanente, os mecanismos de apoio previstos, permitindo aos operadores planear a vindima e gerir adequadamente os seus stocks. Isto tendo sempre em vista garantir apoio a um regresso gradual a uma situação normal de mercado», frisou Maria do Céu Antunes. 

O montante global final destinado às medidas excecionais de apoio ao setor vitivinícola foi de cerca de 11 milhões de euros: 2600 milhões de euros para o apoio ao armazenamento e 8.400 milhões de euros para a destilação de crise. Para a campanha da vindima em 2020 na região do Douro prevê-se uma queda de produção de cerca de 20%.

A região do Douro tem um papel importante nas exportações de vinho português, representando 46% do total das exportações de vinho e 72% dos vinhos DOP. Em área a região representa 23%, com uma superfície apta às DOP de 40 071 hectares, distribuídos por 20 015 viticultores.