FacebookRSS feed

Agrotec

Ministra da Agricultura e da Alimentação em Alenquer para seminário sobre PAC

O município de Alenquer vai promover, esta quinta-feira, dia 19 de janeiro, um seminário que terá como tema central o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) 2023-2027.

A sede da Junta de Freguesia de Ventosa servirá de palco a esta sessão, que servirá para apresentar o plano estratégico da PAC para o quadriénio e, em simultâneo, debater e esclarecer algumas das principais questões relacionadas com o tema.

Em paralelo, será dinamizada também uma reunião de trabalhos, na qual será discutida a atualização das normas para a Produção Integrada, tema de especial importância para os profissionais do setor primário, em particular para os produtores do concelho.

Este seminário resulta de vários pedidos feitos à autarquia e à Coopquer (Cooperativa Agrícola de Alenquer), parceira do evento, por parte de produtores locais. Entre as principais dúvidas levantadas está a possível atribuição de fundos, no âmbito do próximo quadro comunitário.

Nesse sentido, vão estar presentes técnicos da Coopquer e também da CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal) e da DGADR (Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural), que vão tentar responder às questões que possam ser apresentadas pelos presentes.

Além destas, importa destacar sobretudo a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, com quem o município já tinha abordado estes assuntos, numa reunião que decorreu no passado mês de outubro.

“É um privilégio para nós poder contar com a presença da Sra. Ministra, que no fundo comprova a importância deste seminário. Houve uma oportunidade de organizar esta iniciativa, até porque ainda subsistem muitas dúvidas acerca destas temáticas, que esperamos virem a ser esclarecidas. Destaco o tema dos fundos comunitários, no qual os presentes poderão obter mais informações acerca das candidaturas, contando até com o apoio da Coopquer para ensinar a concretizar essas candidaturas”, explica Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer.

O seminário tem início marcado para as 15h e é aberto ao público em geral, ainda que seja mais direcionado para profissionais do setor agrícola.