FacebookRSS feed

Agrotec

Ministério da Agricultura pagou 3.600.000€ de ajudas devido a estragos do mau tempo de há um ano

assunca-cristas---estufas4734d6d0_400x225O Ministério da Agricultura pagou 3,6 milhões de euros, representando 27% da ajuda dada aos agricultores para resolver os estragos avaliados em 26,6 milhões de euros que as fortes rajadas de vento causaram há um ano nas explorações agrícolas.

Interrogada pela agência Lusa, a tutela declarou que, dos 13,3 milhões de euros de financiamento aprovado para fazer face aos estragos causados pelo mau tempo em 2013, foram pagos 3,6 milhões de euros e quase meio milhão de euros estão em fase de pagamento até ao final deste mês.

Por pagar estão ainda 9,2 milhões de euros, mas vários agricultores ouvidos pela Lusa disseram que o processo está a decorrer dentro da normalidade, não se registando atrasos de pagamentos imputados à tutela.

O Ministério da Agricultura elucidou que “o valor que está por pagar não se deve à falta de orçamento, mas ao facto de os beneficiários não terem ainda colocado os pedidos de pagamento”.

“O termo do processo depende da apresentação dos pedidos de pagamento por parte dos beneficiários”, acrescentou, tendo os agricultores o prazo de dois anos desde a apresentação das candidaturas para concluir os investimentos.

Para receberem as ajudas às quais se candidataram, os agricultores necessitam entregar ao Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) faturas que comprovem as despesas efetuadas para solucionar os danos que tiveram nas suas explorações.

Ler mais aqui.