FacebookRSS feed

Agrotec

Ministério da Agricultura apresenta ponto de situação sobre sementes não solicitadas enviadas pelo correio

No seguimento do alerta, emitido pelo Ministério da Agricultura, no passado dia 31 de agosto, relativo ao envio, por via postal, de pequenos pacotes de sementes, não solicitados, provenientes de países asiáticos, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (GDAV) entrega novas informações.

Sementes

Até ao momento foram entregues à DGAV 81 pacotes de sementes recebidos por várias pessoas em território nacional. Além da China e Malásia, algumas das embalagens indicam como país de origem Malta e República Checa, situação que está a ser averiguada pelas entidades competentes destes países.

As sementes já identificadas incluem 29 espécies de plantas distintas, incluindo espécies exóticas e algumas de importação proibida, com elevado risco fitossanitário, como é o caso de sementes de citrinos. As sementes foram analisadas no Laboratório de Ensaio de Sementes da DGAV, tendo-se verificado que a grande maioria apresenta poder germinativo superior a 75%.

Apesar desta situação estar a ser acompanhada por diversas entidades nacionais e comunitárias, no sentido de se impedir a entrada destes pacotes no território nacional e comunitário, o Ministério volta a apelar a todos os que recebam embalagens de sementes não solicitadas, que não as semeiem nem as coloquem no lixo.

Pede-se, assim, que as mesmas sejam entregues num serviço regional da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, numa Direção Regional de Agricultura e Pescas ou entregues à PSP ou GNR. Caso não seja possível a entrega em mãos, agradece-se que estas sementes sejam enviadas, com a embalagem original, incluindo a etiqueta de expedição, para a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV, Campo Grande 50 - 1700-093 Lisboa).