Meltagus dá curso sobre Apicultura

A Meltagus - Associação de Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional, em colaboração com a Escola Superior Agrária de Castelo Branco, realiza nos próximos dias 18 e 19 de março, entre 9h00 e as 18h00, um curso de “Introdução à apicultura”.

A formação abordará diferentes aspetos como «reconhecimento da importância da agricultura em Portugal; a gestão da flora de acordo com o efetivo apícola existente numa perspetiva de uso múltiplo e de produção de mel e outros produtos apícolas; identificar os diferentes indivíduos presentes numa colónia de abelhas; descrever a anatomia da obreira, rainha e zângãos; e identificar a relação biológica entre os indivíduos, castas e sexos na colónia».

Além disso, serão também focadas as regras e princípios a cumprir na instalação de apiários e respetiva legislação em vigor, proporcionando ainda aos participantes distinguirem os vários modelos de colmeias, ficando aptos a selecionar o modelo mais adaptado a cada região otimizando as produções e o correto desenvolvimento das colónias.

Também as doenças das abelhas vão ser tema em análise, assim como as formas de profilaxia e controlo das doenças das abelhas.

Fonte: Reconquista