FacebookRSS feed

Agrotec

Medronhal com a primeira certificação de produção do mundo

medronho

Uma exploração florestal de 20 hectares, no concelho de Penacova, vai ser apresentada em Albergaria-a-Velha, este sábado, como o «primeiro medronhal de produção certificado do mundo», disse o promotor da iniciativa.

Proprietário de várias parcelas, onde começa, no próximo outono, a produzir medronhos destinados ao mercado de frutos frescos, em São Pedro de Alva, naquele município do distrito de Coimbra, o biólogo Carlos Fonseca disse que o lançamento público do projeto vai realizar-se às 16h00, no âmbito da 10.ª Expoflorestal.

Em 2013, este professor da Universidade de Aveiro criou a Medronhalva, empresa que tem como atividade principal a «cultura do medronheiro, tendo em vista a sua valorização económica, social, ecológica e cultural».

«Atualmente, a empresa gere 20 hectares de medronhal, sendo que cerca de 10 hectares são plantações ordenadas e outros tantos hectares são medronhais espontâneos, devidamente conduzidos, tendo em vista a produção de fruto de qualidade e de outros produtos», adiantou.

A gestão destes medronhais «é pautada por elevados patamares de exigência e rigor sob o ponto de vista da sua sustentabilidade ambiental, económica e social», segundo o também presidente da Cooperativa Portuguesa de Medronho, com sede em Proença-a-Nova, fundada há três anos.

Essas propriedades silvícolas, nas encostas sobranceiras ao rio Alva, afluente do Mondego, passam a constituir «o primeiro medronhal do mundo para produção de fruto a obter um certificado florestal», garantiu Carlos Fonseca.

Espécie arbustiva da floresta mediterrânica, o medronheiro «contribui grandemente para a biodiversidade» e a prevenção dos incêndios, enquanto o seu cultivo permite «dinamizar o mercado de trabalho local» e produzir um fruto com «alto valor para o uso múltiplo da floresta».

A apresentação do projeto de medronhal certificado, com intervenções de Carlos Fonseca e Jorge Loureiro, presidente da Unifloresta, realiza-se no sábado, às 16h00, no pavilhão da Unimadeiras, durante a Expoflorestal, feira que decorre até domingo (7 de maio), em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro.

Fonte: Lusa