FacebookRSS feed

Agrotec

Medidas preventivas para as doenças que afetam os mirtilos

Conheça algumas das medidas preventivas que deve aplicar face às doenças existentes que afetam a cultura dos mirtilos em ar livre.

Cetónias em mirtilo

Podridão cinzenta (Botryis sp.)

Mantenha a vigilância, sobretudo nas variedades sensíveis, na previsão de períodos de chuva, no final da semana.

Para combate à Botrytis em cultura de mirtilo, estão homologados os seguintes fungicidas: 

Doenças mirtilos

Se retirar manualmente as flores, folhas e pequenos frutos atacados pela Botrytis, nunca os deite para o chão. Recolha-os para um saco plástico ou para um balde e no fim queime ou enterre.

Contra a podridão cinzenta nos mirtilos em Modo de Produção Biológico, pode utilizar produtos à base de Saccharomyces cerevisiae estirpe LAS02 (JULIETTA), de Bacillus amyloliquefaciens QST 713 (SERENADE ASO) ou de Bacillus subtilis (SERENADE MAX).

Drosófila-de-asa-manchada (Drosophila suzukii)

Mantenha as armadilhas de captura massiva em bom estado de funcionamento, de forma a capturar o maior número possível de drosófilas. Depois do início da maturação dos frutos, as armadilhas são menos eficazes, pois as drosófilas preferem os frutos.

Cetónias (Cetonia sp.)

A presença de cetónias nos pomares de mirtilos é acidental, pois estes insetos não têm qualquer apetência particular pelas plantas de mirtilo, a não ser pela cor branca ou esbranquiçada das suas flores.

As cetónias alimentam-se dos estames das flores de variadas plantas, espontâneas e cultivadas. Mas, por outro lado, ao deslocarem-se sobre as flores, atuam como polinizadores eficazes. Geralmente, as populações de cetónias são baixas e localizadas, não causando prejuízos.

As larvas das cetónias vivem no solo, alimentando-se apenas de matéria orgânica vegetal morta, que ajudam a decompor. São muito importantes na manutenção dos solos agrícolas e florestais.

Não é permitida qualquer intervenção química contra as cetónias. Não há inseticidas homologados para combater estes insetos, que não considerados como praga. Além disso, qualquer aplicação inseticida durante o dilatado período de floração dos mirtilos, teria efeitos desastrosos sobre os insetos polinizadores.

Como forma de reduzir a presença de cetónias, pense em plantar nas bordaduras do pomar, no próximo inverno, árvores ou arbustos de flor branca - cerejeiras bravas, alfenheiros, catapereiros - que atraem as cetónias, desviando-as das flores dos mirtilos.

Não mate os polinizadores (Bombus terrestris, Bombus sp.)

Os Bombus são os polinizadores mais eficientes dos mirtilos. Estão em plena atividade. Não aplique agora qualquer tipo de inseticida, pois causaria a destruição maciça destes e de muitos outros polinizadores que também frequentam os pomares de mirtilos. Além de matar os Bombus em atividade, comprometeria a constituição e sobrevivência de novas colónias deste inseto para os próximos anos.

Estas recomendações são válidas para todas as culturas frutícolas.

FONTE: Avisos Agrícolas - Estação Entre Douro e Minho