FacebookRSS feed

Agrotec

Mau tempo: Vinicultores de Alenquer temem perder produção até às vindimas

Os produtores de vinho de Alenquer, concelho com maior área de vinha da região vitivinícola de Lisboa, temem perder a produção deste ano, se continuar a chover, alertou hoje uma associação local.

João Carreira, vice-presidente da cooperativa Coopquer, que dá apoio aos viticultores do concelho, explicou à agência Lusa que, devido ao excesso de água nos solos, os produtores “não conseguem entrar nas vinhas para fazer tratamentos, o que aliado à forte humidade cria condições propícias para a propagação de doenças nas videiras”. “Podemos vir a ter uma vindima perdida”, sublinhou.

A vinha ocupa 50 a 60 por cento da área agrícola do concelho, seguida da cultura dos cereais, de 30 por cento, que «está perdida». Em relação aos produtos hortícolas, os agricultores temem não poder vir a plantar tomate se continuar a chover nos próximos 15 dias.

Além da produção estar atrasada, João Carreia adiantou que existem compromissos financeiros assumidos, com encomendas de plantas e de adubos, que poderão vir a trazer prejuízos aos agricultores, mesmo que as culturas não sejam feitas, a acrescer à subida vertiginosa dos preços no mercado, com a importação de produtos.

Em Alenquer, as várzeas localizadas entre as vilas de Alenquer e do Carregado, onde se cultiva tomate, estão inundadas, em consequências das chuvas e do elevado caudal do Rio Alenquer, um dos afluentes do Rio Tejo.

As chuvas e o excesso de águas nos solos têm provocado também o «desmoronamento de terras e derrocadas de habitações privadas devolutas», disse à Lusa o presidente da câmara, Jorge Riso.

O autarca adiantou que o município teve de intervir em dois casos de derrocadas em habitações que corriam o risco de cair para a via pública, porque «os proprietários não fazem nada».

A estrada municipal que liga as localidades da Pipa a Santana da Carnota está interrompida e o trânsito circula de forma alternada num único sentido, devido ao aluimento de terras, que fez abater uma das faixas de rodagem.

Parte de outra via municipal, entre Vila Verde dos Francos e o Montejunto, abateu também, mas foi restabelecida a circulação, após uma intervenção da autarquia.

Via Agroportal.