FacebookRSS feed

Agrotec

Mau tempo: Produtores de batata do Oeste estimam prejuízos em 2,4 milhões de euros

Os produtores de batata dos concelhos da Lourinhã, Peniche e Torres Vedras estimam que haja prejuízos na ordem dos 2,4 milhões de euros resultantes do mau tempo, dado que a chuva não deixou semear ou estragou parte da produção.

António Gomes, presidente da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, disse à agência Lusa que cerca de mil hectares de batata estão “parcialmente afectados” porque, devido às chuvas, houve excesso de humidade nos solos”.

A este problema acresce o facto de muitos agricultores terem feito encomendas de batata, que continuam em armazém.

Cerca de 300 hectares estão por semear, o que deverá acontecer nas próximas duas semanas se o tempo permitir, nos casos de agricultores que possuem sistemas de rega.

O dirigente estima em 2,4 milhões os prejuízos dos agricultores, tendo em conta os custos na fase da plantação, não só com a aquisição da batata de semente e de adubos e pesticidas, como também com pessoal e com a preparação de terrenos.

Como em Dezembro se registaram dias de chuva consecutivos, muitos produtores nem chegaram a comprar batata para semear.

Feitas as contas, a área de cultivo de batata nesta região deverá ficar este ano a menos de metade da de um ano normal com 3.000 hectares de produção.

“Verifica-se menos rendimento para os agricultores e menos batata no mercado, que tem como consequência os elevados preços da que existe para os consumidores e a importação”, explicou.

O Oeste é uma das quatro maiores regiões produtoras de batata do país, com 25% da produção nacional.

Fonte:  Lusa (via Agroportal)