FacebookRSS feed

Agrotec

Operation Pollinator: Margens multifuncionais aumentam em 130% as populações de insetos benéficos nos campos agrícolas

O projeto europeu “Operation Pollinator” demonstrou que é possível aumentar o número de insetos auxiliares nas explorações agrícolas graças à instalação de margens multifuncionais em apenas 5% da área agrícola. Em três anos de monitorização das espécies nestas margens, verificou-se que o número total de espécies de insetos aumentou 130%. A Syngenta é uma das quatro entidades que participa no estudo. 

Operation Pollinator

Operation Pollinator é um programa internacional para extensão da biodiversidade nos campos agrícolas que pretende incrementar as populações de insetos polinizadores no setor. O projeto baseia-se no estabelecimento de habitats específicos para insetos polinizadores em zonas cultivadas, visando fornecer alimento e refúgios naturais para os polinizadores, bem como fomentar a presença de outros artrópodes auxiliares (predadores e parasitóides).

Os resultados do projeto Operation Pollinator (OP), iniciado há 10 anos para incrementar a biodiversidade nos campos agrícolas da Península Ibérica, foram apresentados em Madrid no XI Congreso Nacional de Entomología Aplicada, que decorreu em Novembro, organizado pela Sociedad Española de Entomología Aplicada (SEEA) na Escuela Técnica Superior de Ingeniería Agronómica, Alimentaria y de Biosistemas. 

O estudo apresentado foi realizado ao longo de três anos em 10 parcelas agrícolas e em diversas culturas (pomares, hortícolas, vinha e cereais), em Portugal e Espanha.  Foi seguida uma metodologia científica, com colheita de amostras dos insetos presentes em cada margem florida semeada; posteriormente cada inseto foi identificado em laboratório e classificado por categoria: polinizadores, auxiliares (predadores de pragas) ou endémicos (espécies presentes apenas em áreas restritas de uma região).

Nestes três anos de estudo observou-se um aumento significativo na diversidade de insetos nas diferentes culturas. Em todos os grupos de insetos (Ordens como os Himenópteros, Lepidópteros, Coleópteros, etc.) houve um aumento significativo das espécies, graças à sementeira destas margens multifuncionais. Muitas destas espécies são insetos polinizadores, auxiliares e inclusive endémicos. Na parcela do ensaio na Herdade do Pinheiro, em Alcácer do Sal, foram encontradas pela primeira vez em Portugal espécies de abelhas silvestres como Tenthredo baetica, Andrena albopunctata ssp. melona ou Panurgus banksianus, bem como a borboleta Cynthia virginiensis, que emigra desde os EUA.

Detalhando o aumento dos insetos por Ordens: os Himenópteros (abelhas, vespas, formigas) aumentaram 170%; os Lepidópteros (borboletas) 96%; os Coleópteros (escaravelhos) 115%, os Dípteros (moscas) 252%, e os neurópteros, grupo de insetos menos numeroso, aumentaram 66%.

Nas 10 parcelas estudadas foram semeadas margens com espécies herbáceas especialmente adaptadas a cada zona climática e com capacidade de atrair uma grande diversidade de insetos polinizadores e auxiliares, graças à produção de pólen e néctar (Viñuela et al., 2012, 2014). Neste estudo participaram a empresa Syngenta, e três entidades espanholas: o Consejo Superior de Investigaciones científicas (CSIC), a Escuela Técnica Superior de Ingenieros Agrónomos de Madrid e o Instituto Murciano de Desarrollo Agrario (IMIDA).

Até ao momento foram beneficiados 6,4 milhões de hectares a nível mundial por este projeto, que contribuiu para o incremento das populações de insetos e consequentemente, com benefícios ambientais complementares. Em Portugal e Espanha a área já beneficiada pelo Operation Pollinator é de 16 257 hectares.