FacebookRSS feed

Agrotec

MAPO: o Mercado Agrícola Português Online que inova na região Oeste

mapo

Por Diogo Massena – Empreendedor – Web developer

Hugo Borga – Empreendedor – Analista programador

Marcelo Amaral – Empreendedor – Administrador de Base de dados

Somos três jovens estudantes e empreendedores, do curso de Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Os membros da nossa equipa (MAPO) são, nomeadamente, Diogo Massena, Hugo Borga e Marcelo Amaral.

Somos todos residentes na Região Oeste, mais propriamente em Caldas da Rainha. Encontramo-nos sedeados, no Edíficio Caldas Empreende, em Caldas da Rainha.

Vimos por este meio apresentar um projeto que pretende não só potenciar o desenvolvimento agrícola da nossa região (pois tem elevado potencial, dadas as excelentes condições que reunimos, para a execução das práticas agrícolas), mas também de todo o país. O projeto que aqui será apresentado encontra-se em constante mudança sendo um processo interativo em constante evolução direcionado às necessidades dos utilizadores.

O MAPO – Mercado Agrícola Português Online é um portal de comércio de produtos agrícolas online, nomeadamente agroindustriais, cereais, ervas aromáticas, florícolas, frutícolas, hortícolas e viveiros.

Qualquer produtor pode colocar todos os seus produtos à venda de forma totalmente gratuita e sem qualquer comissão sobre as vendas. Pretendemos assim criar sinergias entre os pequenos produtores e o consumidor final assim como entre produtores com dimensões mais alargadas e entidades que visam a exportação.

Para além da vertente de comércio, o portal dispõe de outros serviços, como a criação de micro-páginas para os produtores que procuram uma presença na internet, associada a um baixo custo. Estamos a desenvolver novas funcionalidades que, doravante, irão ser agregadas à plataforma e assim enriquecer bastante os serviços que o portal irá oferecer.

Desde o seu lançamento em Agosto, no evento FRUTOS 2016, em Caldas da Rainha, e até ao presente, o portal MAPO tem apresentado um crescimento exponencial tendo vindo a conquistar alcance internacional. A nossa última presença, ocorreu nos passados dias 10, 11 e 12 de Março de 2017 no evento conjunto Frutitec/ Hortitec, Iberopragas e Expojardim, na Exposalão – Batalha.

Contamos vir a marcar presença na próxima edição da Feira Agrícola de Lamego que decorrerá de 25 a 28 de Maio de 2017, concorrendo ao Prémio Inovação FAL’17, na FNA17 - Feira Nacional de Agricultura que decorrerá de 10 a 18 de Junho de 2017 e na FRUTOS 2017 – Feira Nacional de Hortofruticultura que decorrerá de 18 a 27 de Agosto de 2017. A nossa presença neste tipo de eventos tem sido bastante proveitosa e motivadora, o que nos tem permitido alcançar novos produtores, recolher feedbacks com o intuito de maximizar a prestação dos nossos serviços e aumentar o tecido empresarial entre os diversos ecossistemas.

É de salientar que temos participado em diversos concursos de empreendedorismo. Conquistámos o 2º Lugar no Concurso de Negócios Oeste Portugal, que decorreu no presente dia 23 de Março de 2017 no CCC - (Centro Cultural e Congressos) de Caldas da Rainha.

Poderá visitar o portal através do endereço http://www.mapo.pt.