FacebookRSS feed

Agrotec

Manual de cultivo sem solo apresentado no II Simpósio Ibérico de Engenharia Hortícola

evento decorre entre 4 a 6 de março, em Refoios do Lima, Ponte de Lima, tendo como tema central a Agricultura 4.0. O novo livro da chancela Agrobook é apresentado durante o certame, no dia 5 de março, antes da entrega de prémios.

Os engenheiros Mário Louro e Mário Reis são os autores deste livro, que pretende ser uma obra de consulta para os interessados em cultivo sem solo, uma tecnologia em expansão no país, dadas as vantagens que apresenta. Há hoje uma larga variedade de sistemas de cultivo sem solo, cuja opção deve assentar em sólidos fundamentos técnicos, e não, como parece suceder por vezes, em resultado de “modas” impostas por sistemas comerciais mais ou menos persuasivos.

O cultivo sem solo tem vantagens óbvias, mas apresenta também limitações e condicionantes, que importa conhecer antes de se optar por um qualquer sistema. Neste manual apresentam-se os fundamentos teóricos essenciais para avaliar as principais características dos sistemas de cultivo sem solo nas suas principais modalidades, e informação sobre a sua instalação e controlo.

São abordados os processos biológicos mais importantes para o controlo do crescimento e desenvolvimento das plantas, os sistemas de cultivo disponíveis e equipamentos de apoio, além de, obviamente, o elemento comum dos sistemas de cultivo sem solo: a preparação e controlo da solução nutritiva.

Sobre os autores, Mário Louro possui um Bacharel em Engenharia Hortícola e Paisagista e é mestre em Agricultura Biológica pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima. Tem competências na área de formação pedagógica de formadores, sendo habilitado enquanto Técnico Responsável para a DCA-PF e reconhecido enquanto técnico de Proteção Integrada, Produção Integrada e Modo de Produção Biológico. Desempenha funções de técnico de viveiro numa empresa florestal, e paralelamente é consultor de várias explorações em sistemas de cultivo hidropónico e em substrato.

Mário Reis é licenciado em Engenharia Agronómica pelo ISA e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade do Algarve, onde leciona na área da agricultura, em particular sobre Horticultura. Em 1991 participou em ensaios de cultivo em lã-de-rocha, e foi gestor de projetos (1997 e 2005) com a Direção Regional de Agricultura do Algarve e o Centro de Hidroponia (Grupo Hubel), nos quais se testaram substratos alternativos, a reciclagem e reutilização da drenagem, o aquecimento e o enriquecimento da atmosfera em CO2. Colaborou em projetos nacionais e internacionais, em particular sobre o uso de compostos como substratos, e realizou e acompanha trabalhos sobre o uso dos compostos na proteção contra doenças das plantas.

Adquira esta obra até 4 de março de 2020 e receba um código promocional no valor de 10% do PVP do livro (3,99€) para utilizar até 31/03/2020 na booki! Caso deseje uma preview do livro, pode consultar a respetiva no site da Booki.