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Agrotec

Mais de um milhão de euros para promover vinhos do Tejo em novos mercados

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) anunciou um investimento superior a um milhão de euros visando o aumento da expansão dos vinhos da região no país e em novos mercados internacionais.

O investimento de «mais de um milhão de euros em 2013» insere-se no Plano de Promoção Vinho do Tejo 2013, definido pelo presidente Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, José Pinto Gaspar, como «o mais ambicioso de sempre, não apenas ao nível do investimento, que é o mais elevado de sempre, mas também com a dinamização de acções de promoção e marketing arrojadas a nível nacional e no alargamento do mercado externo».

O plano, apresentado nas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho prevê, segundo uma nota divulgada pela CVR Tejo, «aumentar a penetração dos Vinhos do Tejo em Portugal e em seis novos mercados internacionais».

Estónia, Noruega, Finlândia, Alemanha e Moçambique são os mercados em que a comissão começará este ano a trabalhar, aumentando para 12 os países em que os vinhos do Tejo passam a ser promovidos.

A aposta promocional da CVR Tejo em 2013 passa ainda por manter a presença em acções que «se têm revelado um sucesso de adesão por parte do público», entre as quais o Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo, o Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo, a Gala Vinhos do Tejo e o evento Portas Abertas do Tejo, «que permite ao público visitar os produtores que se associam a esta iniciativa, com a possibilidade de participarem nas actividades das quintas, como as vindimas», esclarece o comunicado.

José Pinto Gaspar sustenta na nota que o reforço financeiro previsto «irá traduzir-se num crescimento das vendas dos Vinhos do Tejo», sendo expectável a continuação de resultados positivos da comissão.

Os dados apresentados durante a cerimónia, que contou com a presença Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, demonstram que a CVR Tejo registou em 2012 um resultado positivo, «ao certificar aproximadamente 12 milhões de litros, o que representa um crescimento de 0,89 por cento face a 2011».

As expedições para a União Europeia cresceram 3,4 por cento, representando 2,7 milhões de litros, enquanto as exportações para o resto do mundo subiram 3,3 por cento, ascendendo a 2,4 milhões de litros.

A Alemanha (+904%), Estados Unidos (+119%), Suíça (115%), China (+56%), Rússia (38%) e Canadá (+20%), foram os mercados para onde as exportações dos vinhos do Tejo mais cresceram.

Fonte:  Lusa (via Agroportal)