FacebookRSS feed

Agrotec

Madeira: Apoios ao investimento agrícola poderão chegar aos 75%

madeiraOs apoios aos  investimentos na agricultura a fundo perdido foram aumentados e poderão chegar aos 75 por cento. O anúncio foi feito esta tarde pelo secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, durante a apresentação do programa da Mostra de Mecanização e Tecnologia Agrícola que irá decorrer no próximo fim-de-semana no Mercado Abastecedor dos Prazeres (Calheta).

Segundo Manuel António Correia, «neste novo quadro de apoio, que vai até 2020, onde era 50 por cento passou a 60 por cento e onde era 65 passará a 75 por cento de apoio a fundo perdido».
«Isto é muito importante porque 75 a fundo perdido é uma percentagem elevadíssima de comparticipação e significa que a parte própria que é entre 40 a 25 por cento é, sem dúvida, mais reduzida e logo mais facilmente recuperável», demonstrou o governante.
Em relação ao evento propriamente dito, Manuel António Correia referiu que os principais objetivos deste evento prendem-se com o facto de este ser um evento que poderá «motivar os agricultores para a produção intensiva de soluções  mecanizadas e tecnológicas na área da agricultura, ajudando também ao aumento da produtividade e redimento individual ou coletivo do sector».
Apesar de haver um “handicap” natural que se prende com a orografia da ilha e a escassez de solo, o responsável salientou que, desta feita, a solução deverá passar por uma melhor exploração das  áreas disponíveis.
«Não há dúvida que a aplicação da mecanização e das novas tecnologias serve para reduzir custos e aumentar a produtividade do trabalho, aumentando também a rentabilidade e a  produtividade global do  sector, aumentando, em síntese, a eficiência», garantiu o secretário regional.
Aliás, a título exemplificativo, o governante revelou que, entre 1999 e 2009, foi bastante significativo o aumento da mecanização agrícola. Em alguns casos, como por exemplo nos tratores agrícolas, o aumento chegou quase aos 100 por cento.
Mostra com programa variado
Apresentada de forma mais pormenorizada pelo director regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Bernardo Melville de Araújo, a mostra que terá lugar no Mercado Abastecedor dos Prazeres, nos dias 31 de maio e 1 de junho, contará com um programa diversificado que englobará não só demonstrações de maquinaria agrícola e sistemas de rega mas também de palestras que vão ajudar os agricultores a tirarem dúvidas sobre os fundos comunitários e apoios na agricultura.
Apoiada pela Câmara Municipal da Calheta, esta mostra vai ao encontro da «linha orientadora» traçada pelo atual executivo para este mandato, como afirmou o vereador Nuno Maciel.
Um compromisso assumido durante o processo eleitoral e depois, mais tarde, com a criação do pelouro da agricultura ao nível municipal. No terreno, Nuno Maciel revelou que já está a decorrer uma experiência de parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais através da criação de um gabinete  municipal de apoio ao agricultor e investimento agrícola.

Fonte: Jornal da Madeira.