FacebookRSS feed

Agrotec

Lusomorango recebeu Grupo de Contacto do Morango e Pequenos Frutos

A Lusomorango – Organização de Produtores de Pequenos Frutos - promoveu uma reunião do Grupo de Contacto do Morango e Pequenos Frutos que juntou produtores de França, Espanha, Itália e Portugal, em São Teotónio, Odemira. A iniciativa, integrada no Ciclo de Reuniões Anuais do Comité Misto, reuniu Operadores do Setor destes quatro países que constituem mais de 50% da produção na União Europeia.

Em Odemira estiveram ainda presentes representantes das Administrações e dos Governos de França, Espanha, Itália e Portugal, que manifestaram concordância sobre os principais desafios que marcam a atualidade dos produtores de morango e pequenos frutos, destacando a importância da existência deste grupo de contacto num contexto em que os 4 países enfrentam dificuldades muito semelhantes. Em debate, ficou expressa a preocupação dos produtores sobre o aumento dos custos de produção, por força dos custos crescentes associados à mão de obra e energia, e a falta de soluções de produtos fitossanitários , que impede alternativas para fazer face aos produtos retirado, desafios que dificultam a rentabilidade do negócio.

O Comité revelou ainda consenso sobre a importância do desenvolvimento de projetos de investigação e inovação, com especial investimento na área da eficiência hídrica, para combater os efeitos adversos provocados pelas alterações climáticas.

A discussão deixou ainda patente a redução da área e produção verificadas nalguns destes países, uma tendência que Portugal contraria, apresentando o setor a nível nacional um crescimento consistente, nomeadamente nas exportações.

O Grupo de Contacto, constituído por 30 profissionais do setor, dividiu a discussão em temas como “A sustentabilidade da produção do morango e pequenos frutos”, apresentado por Pedro Brás de Oliveira (do INIAV) e Nídia Pita (da Alltech Crop Science),  “Análise comparativa da disponibilidade de produtos fitossanitários”, por Barbara Oliveira (da DGAV – Direção-Geral da Alimentação e Veterinária), “Alterações climáticas – desafios e estratégia de resiliência”, conduzido por Sónia Isaque (da Frutas Classe) e o “Balanço da campanha 2023 e perspetivas para 2024”, por Gonçalo Santos Andrade (da Portugal Fresh).

No âmbito deste encontro realizaram-se ainda visitas técnicas à MaravilhaFarms, uma produtora de pequenos frutos, e ao Centro de Investigação para a Sustentabilidade na Fataca, uma iniciativa da Lusomorango em colaboração com o INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a Driscoll’s e a MaravilhaFarms.

A organização deste encontro contou com o apoio do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) do Ministério da Agricultura e Alimentação, que intervém como entidade promotora dos contactos entre os profissionais e organismos dos diferentes países, assim como de acompanhamento e de reflexão posterior das conclusões e problemas levantados pelos operadores.

Este Comité Misto, além do Grupo de Contacto do Morango e Pequenos Frutos, contempla ainda outros seis Grupos de Contacto: alho, tomate (fresco), cítricos, pera e maçã, frutos de caroço (pêssegos, nectarinas e ameixa) e uva de mesa.

A Reunião Anual Plenária, que decorre após as reuniões de todos os Grupos de Contacto, promoverá novo debate entre profissionais e as Administrações e os Governos de cada um dos quatro países, tendo por base os resultados obtidos nas reuniões de cada Grupo de Contacto e os temas mais importantes para o setor, tais como, a evolução do mercado e o impacto das alterações climáticas na produção agrícola a nível global.