FacebookRSS feed

Agrotec

Loyant - o novo herbicida para a cultura do arroz obtém registo definitivo

Esta solução inovadora para controlo de infestantes na cultura do arroz, desenvolvida pela Corteva Agriscience e distribuída em Portugal pela Lusosem, destaca-se pelo seu largo espectro de acção, elevada flexibilidade de uso e perfil favorável para o meio ambiente, o aplicador e o consumidor.

Lusosem

A Corteva Agriscience, empresa de referência do setor agrícola em tecnologia de sementes, proteção das culturas e agricultura digital, obtém o registo definitivo do novo herbicida Loyant®,  no âmbito do Art. 33 do Regulamento (UE) 1107/2009. Com este registo, a empresa põe à disposição dos orizicultores uma solução eficaz para controlo das infestantes na cultura do arroz, em pós-emergência, com a garantia de que respeita o meio ambiente.

Loyant® é a primeira formulação desenvolvida pela Corteva Agriscience com base na substância ativa Rinskor™, membro da nova família química arylpicolinatos, constituindo um novo e alternativo modo de ação para o controlo de infestantes de folha larga, ciperáceas e gramíneas na cultura do arroz.

O seu amplo espectro de acção, a sua elevada flexibilidade de uso, assim como o perfil favorável para o ambiente, o aplicador e o consumidor, fazem do Loyant® uma ferramenta indispensável para a gestão de infestantes.

Lusosem

Daniel Giraldo, Category Marketing Manager em proteção das culturas da Corteva Agriscience na Ibéria, destaca a importância deste novo herbicida: «Loyant® não só é um herbicida eficaz de largo espectro, mas também é a chave para um novo mundo de possibilidades nas estratégias de controlo de infestantes na cultura do arroz, permitindo uma melhor qualidade e rendimento da colheita. Os resultados obtidos durante a campanha 2020 em Portugal, graças à autorização excecional do produto, mostram que o Loyant® é o herbicida que os orizicultores portugueses procuravam».

Filipa Setas, Directora de Desenvolvimento, Marketing e Inovação da Lusosem, S.A., salienta que «o Loyant® vem complementar o robusto catálogo da Lusosem na cultura do arroz. A forte Estratégia Integrada da empresa na gestão das infestantes do arroz é agora reforçada com uma ferramenta que permite reduzir o risco de desenvolvimento de resistência das infestantes aos herbicidas. A Lusosem tem uma forte presença no campo, com a qual procura apoiar técnicos e orizicultores integrando as suas soluções, métodos culturais e boas práticas na gestão parcela-a-parcela que cada vez mais é necessária».

Gonçalo Canha, Gestor de Cultura Arroz, sementes, proteção da cultura e nutrição da Lusosem, S.A., confirma que «as campanhas de 2019 e 2020 permitiram a muitos orizicultores e técnicos conhecer o novo herbicida Loyant® e confirmar o elevado potencial no controlo de infestantes de folha larga, ciperáceas e gramíneas. A facilidade de utilização em misturas, a larga janela de aplicação e baixa dose tornam esta solução a primeira escolha na maioria dos programas de herbicidas nas três principais regiões orizícolas nacionais».

 Lusosem

Lusosem