Livro: Provérbios Agrícolas Portugueses

 

Autor: Paulo Patrício Brum Amaral

Editora: PUBLINDUSTRIA.

Número de Páginas: 208

Idioma: Português

Data de Edição: 2015

O corpus paremiológico da Cultura Portuguesa conta com mais de 10.000 provérbios. Desta enorme riqueza cultural dispersa e acumulada pelo tempo, o livro reúne os de maior interesse para o estudo da agronomia, sendo que apresenta uma lista com cerca de 500 provérbios focados na temática da ruralidade e da agricultura. Cada um deles vale por uma minienciclopédia, uma vez que encerra, ou condensa, conhecimento que pode desenvolver- se numa página, num caderno, ou num volume.

Os provérbios são pequenos grandes tesouros da cultura de um Povo, que não só devem ser protegidos, como estudados e divulgados pelas gerações atuais. No entanto, há uma escassez de obras que promovam com êxito a divulgação e compreensão dos provérbios. Nesse sentido, esta obra procura reunir, classificar e analisar os provérbios agrícolas portugueses, com o intuito de sintetizar cientificamente o conhecimento empírico que os mesmos veiculam.

O livro procura ser um documento que fomenta a eternização do saber proverbial do povo português associado ao meio agrícola e rural e também um documento útil e de fácil consulta, destinado aos interessados e envolvidos no setor agrícola e a todos os que pretendam explorar os provérbios agrícolas portugueses, seja por mera curiosidade ou com a intenção de obter alguma mais-valia para a prática agrícola.

Este livro é ainda reconhecido pela Associação Internacional de Paremiologia, que o classifica como sendo uma obra inédita resultante de uma investigação vanguardista, que dá a conhecer uma realidade interdisciplinar e com grande potencial de aplicação em domínios que vão desde a economia até à preservação ambiental.

Para mais informações, clique aqui.