Horticultura Social e Terapêutica. Hortas Urbanas e Atividades com Plantas no Modo de Produção Biológico.
A Horticultura Social e Terapêutica enquadra-se em programas de horticultura urbana, de educação ambiental e de apoio a pessoas idosas, com deficiência ou dependência, em instituições de saúde, de reabilitação psicossocial e de inclusão social. Estes programas são promovidos por instituições particulares de solidariedade social, câmaras municipais, associações, estabelecimentos prisionais, instituições de ensino superior e outras instituições e têm por objetivo contribuir para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida das pessoas, nomeadamente da sua saúde física, mental e emocional. Oferece oportunidades para a socialização, participação ativa e exercício físico, estímulo dos sentidos, da concentração e da criatividade.
Neste livro, descrevem-se programas em diversos contextos e áreas de intervenção que revelam o empenho das respetivas entidades e que, entre tantas outras no nosso país, obtêm resultados magníficos e são uma fonte de inspiração e a razão da Horticultura Social e Terapêutica.
As plantas, as tecnologias e as práticas associadas ao planeamento e à implementação de programas de Horticultura Social e Terapêutica são orientadas, neste livro, de acordo com o modo de produção biológico, por razões de saúde e segurança no trabalho para as pessoas que participam nas atividades e também por razões de proteção ambiental. Este livro inclui ainda um programa anual e a descrição de 43 atividades, que podem ser adaptadas às características dos participantes nos diferentes contextos em que se inserem.
Para mais informações, clique aqui.