FacebookRSS feed

Agrotec

Lipor promove Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Em 2020 a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) decorrerá entre os dias 21 e 29 de novembro. Este ano, o tema central da Semana é a quantidade de resíduos produzidos no fabrico dos mais diversos objetos do nosso quotidiano: lixo invisível.

EWWR

Este ano, o EWWR desafia os participantes a informarem-se e a aumentar a consciencialização sobre a enorme quantidade de resíduos que todos nós geramos inconscientemente. Precisamos tornar esse desperdício visível para tomar decisões informadas ao escolher que produto comprar e assumir a responsabilidade pela nossa pegada. Produtores, consumidores, decisores, todos nós podemos agir para reduzir o lixo invisível. Prolongar a vida útil dos produtos reutilizando e reparando, comprar em segunda mão, alugar e compartilhar produtos em vez de possuí-los, obter um rótulo ecológico e aderir aos esquemas de responsabilidade do produtor ... A lista é longa!

Na edição de 2019, na área de influência da Lipor foram registadas 185 ações que foram dinamizadas durante toda a Semana nos vários municípios da Lipor e abrangendo diferentes públicos-alvo. Diversas entidades participaram nesta edição, entre elas a ANA Aeroportos; os Municípios Associados da LIPOR; Juntas de Freguesia; Escolas; Cidadãos individuais; Associações; Hospitais; Hard Rock Porto, entre outras.

As inscrições e o registo de ações estarão abertos entre 1 de setembro e 03 de novembro de 2020. Para o ajudar a submeter as suas ações, a LIPOR dinamizará, a 24 de setembro, o Programa de Formação para a EWWR 2020. O Programa de Formação para a EWWR 2020 destina-se a todos os que pretendem participar na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos através da dinamização de uma ou várias ações de prevenção. A iniciativa será online.