FacebookRSS feed

Agrotec

Lipor: Produto feito com escórias de incineração ganha prémio Red Dot Design Award

O Red Dot Design Award é uma das mais prestigiadas competições de design do mundo.

LIPOR

Em 2020, designers, empresas e instituições de 52 países submeteram 4170 produtos à categoria Design Concept, para serem avaliados por um rigoroso painel de especialistas. Destes, apenas 5,5% foram premiados e o produto WASH, desenvolvido pela Unidade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Lipor, em parceria com a Givaware, foi um dos vencedores do concurso.

O WASH resulta da aliança entre tecnologia, sustentabilidade ambiental, beleza e funcionalidade. O produto consiste numa reinterpretação do set dispensador/esponja/pano que completa o visual sofisticado e minimalista de uma cozinha. Feito de um compósito inovador composto maioritariamente por escórias de incineração de resíduos urbanos da LIPOR, WASH fecha o ciclo dos materiais e reduz a depleção de recursos naturais do planeta.

O WASH mostra que um dispensador de detergente pode ser também um objeto de decoração. A sua posição de repouso é horizontal em oposição à orientação vertical usual, enganando a mente sobre a função real do objeto. O suporte do dispensador atua como um 'casulo' que envolve elegantemente a esponja e o pano de limpeza.

Segundo Mr. Ken Koo, Presidente da Ásia Red Dot, «este prémio já não é apenas uma competição, mas sim uma corrida para se encontrar novas soluções para um mundo melhor».

A Lipor e Givaware sentem-se muito honradas e orgulhosas pelo facto do produto premiado, WASH, poder contribuir para esta nobre missão.