FacebookRSS feed

Agrotec

LIPOR procura soluções para uma gestão sustentável de resíduos

A LIPOR, o Município do Porto e a Universidade de Wageningen estão, em conjunto com os hostels da região, à procura de soluções para uma gestão sustentável de resíduos. 

LIPOR

No Município do Porto, 80% dos turistas estão mais dispostos a alterar as suas práticas se as informações recebidas forem explicadas ou mais apelativas. 70% dos turistas estão motivados para separar ou reutilizar resíduos quando são recompensados externamente pelas suas ações.

As mesmas ruas estreitas, sinuosas e pitorescas que atraem milhões de turistas para o Porto apresentam desafios significativos à gestão dos resíduos que os turistas deixam para trás. O crescente número de hostels no Porto, combinado com os desafios de gestão de resíduos em geral, atentam para uma análise cuidada de medidas alinhadas com o turismo sustentável e as Smart Cities.

A LIPOR, em parceria com o Município do Porto e a Universidade de Wageningen (Holanda), apresentam um Road Map para a gestão sustentável de resíduos nos hostels do Porto.

Este roteiro, numa convivência sinergética com as comunidades locais, estabelece orientações em 4 linhas estratégicas:

1 – Rede de stakeholders;

2 – Estado da Arte;

3 - Boas Práticas;

4 - Cluster turístico.

Após a análise detalhada aos potenciadores de opções sustentáveis por parte turistas e dos proprietários dos hostels, foi identificado que:

a) mais de 80% dos turistas estão mais dispostos a alterar as suas práticas se as informações recebidas forem explicadas ou mais apelativas;

b) 70% dos turistas estão motivados para separar ou reutilizar resíduos quando são recompensados externamente pelas suas ações.

As linhas orientadoras descritas são transversais ao setor do turismo, pelo que uma estratégia integrada entre a LIPOR e os Municípios, alicerçada no Road Map aqui proposto, suportaria uma gestão sustentável do ambiente urbano e uma convivência sinergética com as comunidades locais. A abordagem integrada proposta é replicável a outras tipologias do setor do alojamento, assim como a outros setores que assistem a fluxos flutuantes de utilizadores com hábitos e comportamentos diferentes dos locais.

Este trabalho foi realizado por um grupo de alunos de mestrado da Universidade de Wageningen que, mesmo em plena pandemia provocada pelo Covid-19, conseguiram reunir toda a informação necessária à realização deste estudo.