FacebookRSS feed

Agrotec

LIPOR comemora 21 anos de Reciclagem

Há 21 anos, a LIPOR e os seus municípios associados iniciaram um projeto pioneiro e inovador que deixou uma marca no futuro da gestão de resíduos e na proteção ambiental em Portugal – a aposta na Reciclagem.

LIPOR 21 Anos

O Centro de Triagem da LIPOR é uma das peças fundamentais de todo um sistema de recolha seletiva de materiais e reciclagem, permitindo que nestes últimos 21 anos fossem encaminhadas pelos cidadãos e valorizadas 657 947 toneladas de materiais (estes valores são relativos a Embalagens de Plástico e Metal, Papel e Cartão e Vidro rececionadas no Centro de Triagem e Plataformas de Triagem da LIPOR).

Ao longo destes 21 anos, e de forma a promover a reciclagem de materiais, a LIPOR instalou novos equipamentos, como os ecopontos e os ecocentros e desenvolveu novos circuitos de recolha seletiva porta-a-porta, permitindo aos cidadãos uma participação na reciclagem cada vez maior e mais cómoda.

Com a certeza de que a recolha seletiva porta-a-porta é o futuro, a Lipor e os seus municípios associados têm apostado ao longo dos anos na promoção de novos circuitos. Em 2020, a LIPOR  serviu já 72 514 habitações, o que se traduz em cerca de 162 591 cidadãos. Além disso, 17% da população dos municípios LIPOR tem já um ecoponto em sua casa.

Estes resultados não seriam possíveis sem o esforço dos municípios associados, quer na instalação de infraestruturas, quer na otimização de circuitos, quer na sensibilização da comunidade. A LIPOR dirige, ainda, uma palavra a todos os cidadãos, principais parceiros destes projetos e que têm participado de forma cada vez mais exemplar nos diversos projetos desenvolvidos, aumentando assim as quantidades de materiais recebidos e a qualidade dos materiais enviados para a reciclagem.

A LIPOR, em conjunto com os municípios associados e com os cidadãos, continua a trabalhar para que cada vez menos materiais acabem em aterros e sejam reciclados. Para que cada vez mais os resíduos sejam um recurso, potenciando e promovendo a dconomia circular também na gestão de resíduos.

Principais dados de 21 anos de atividade do Centro de Triagem e Plataformas de Triagem da LIPOR

  • Embalagens plásticas e metálicas: 132 656 toneladas

  • Papel e cartão: 198 658 toneladas

  • Vidro: 326 633 toneladas

  • Total recebido: 657 947 toneladas

  • Emissões de CO2 evitadas: 460 000 toneladas