FacebookRSS feed

Agrotec

Lipor: 38 anos a construir um mundo melhor

A Lipor celebra, hoje, 38 anos de um projeto intermunicipal, que agrega oito importantes Municípios da Área Metropolitana do Porto.

Lipor

A Lipor celebra esta data com um duplo sentimento, por um lado de orgulho, e por outro lado de confiança no futuro. Não é qualquer organização que, tendo herdado um passivo ambiental de elevado impacto nas populações circunvizinhas (Valongo e Gondomar), consegue nos últimos 20 anos construir, progressivamente, um projeto unanimemente reconhecido, nacional e internacionalmente, como de excelência.

Temos três unidades industriais de que muito nos orgulhamos, temos uma estratégia de educação e sensibilização ambiental reconhecida internacionalmente, a Lipor tem uma área de investigação e inovação envolvida, hoje, em mais de 40 projetos, para além de muitas outras iniciativas e ações.

Finalmente e seguindo as boas práticas internacionais, a Lipor só colocou em aterro cerca de 3% dos nossos resíduos, indicador que muito valoriza.

Por tudo isto, por toda uma atividade hoje muito focada nos biorresíduos, na partilha de Instalações com três sistemas de gestão de resíduos, confinantes com o nosso, decidimos que o ano de 2020, era o ano de celebrar a excelência e assim o assinala com múltiplas iniciativas.

Mas, entretanto, uma pandemia atinge fortemente o mundo, delapidando recursos, afetando os cidadãos, criando incerteza no futuro. Que resposta tem a Lipor e os seus municípios para esta grave situação?

A estratégia da Lipor está a ajustar-se e passa por investirmos em novas unidades fabris, apoiando a re-industrialização do país, criando um Modelo de Negócio na Organização, focado na produção de bens e prestação de serviços, alavancados num forte pilar de inovação.

A Lipor vê o futuro com confiança e por isso brinda hoje aos seus 38 anos de vida.