FacebookRSS feed

Agrotec

LIGNA Conference: Produção em rede na transformação de madeira

A 3 e 4 de maio de 2016 realizou-se a primeira LIGNA Conference na Robotation Academy no recinto da Feira de Hannover. A conferência, que já estava totalmente lotada semanas antes da sua realização, contou com 140 participantes provenientes de dez países. O mote consensual do evento foi: „Industrie 4.0 não é uma revolução – mas sim uma evolução que já se iniciou na indústria de mobiliário“.

Ao longo de dois interessantes dias 13 oradores das mais diversas áreas e setores associados ao processamento e à transformação de madeira relataram sobre a sua visão e as suas experiências com a digitalização, a sua implementação nos respetivos processos de produção e as suas repercussões nos interfaces no desenvolvimento, na produção e na comercialização.

O primeiro dia de conferência foi aberto por Timothy Kaufmann, Business Development Internet of Things da SAP Deutschland SE & Co. KG, com uma palestra interativa que ilustrou de forma abrangente as oportunidades fornecidas pela Industrie 4.0. Ao longo do dia os participantes ouviram de Per Berggren, Manager Industrial Strategies da IKEA como a Industrie 4.0 pode contribuir para melhorar o dia-a-dia das pessoas. Berggren demonstrou que a produção em rede não se aplica apenas à produção dos lotes de dimensão 1, mas que a produção em rede também já chegou à produção em massa de armários PAX.

O segundo dia de conferência centrou-se nos exemplos das melhores práticas. A palestra de Olaf Katzer, Diretor do Departamento Internacional de Grupos Vocacionais da Volkswagen AG, que relatou sobre a qualificação de técnicos especializados no âmbito da Industrie 4.0, sublinhando a importância das pessoas, um fator que não pode ser descurado na euforia da eficiência, poupança de custos e sustentabilidade, também mereceu uma atenção especial. Segundo este orador, o cliente continua a estar no centro das atenções, sendo uma parte integrante essencial do processo de produção. Obviamente a Industrie 4.0 irá mudar os meios de produção, o fluxo de dados e também os colaboradores, pelo que será necessário que nos preparemos para essa transformação.

A Industrie 4.0 não encontra de forma alguma apenas aplicação nas grandes fábricas, outro mote sublinhado na LIGNA Conference. Neste âmbito é absolutamente necessário uma especialização e um enfoque nas empresas de menor dimensão. Mas o que é imprescindível para uma produção eficiente e rentável é a criação de redes.

Um dos pontos altos da conferência foi o debate sobre a importância da Industrie 4.0 no processamento e na transformação de madeira. Aqui os participantes da conferência tomaram conhecimento em que medida já foram implementadas soluções da Industrie 4.0 no processamento e na transformação de madeira. Com teses provocadoras como “A Industrie 4.0 é a evolução coerente do que já se vem fazendo há 20 anos” os convidados foram introduzidos no tema do debate. Gregor Baumbusch (Michael WEINIG AG), Stefan Sieber (Beckhoff Automation), Andreas Bischoff (IMA Klessmann GmbH), Jürgen Köppel (HOMAG Group AG), Bernd Kressmann (JELD-WEN Deutschland GmbH & Co. KG), Federico Broccoli (BIESSE Group), Professor Dr.-Ing. Frank Prekwinkel (imos AG), Dieter Rezbach (LIGNUM Consulting GmbH), Christoph Rieke (Steelcase Werndl AG), Frank Westermann (WESTERMANN GmbH & Co. KG) e eLuigi De Vito (SCM Group) forneceram uma interessante discussão, que terminaria com a seguinte conclusão: „A Industrie 4.0 não é uma revolução – mas sim uma evolução que já se iniciou na indústria de mobiliário“.

“A estreia da LIGNA Conference com empolgantes temas à volta da transformação de madeira em rede foi desde logo um êxito. Um olhar sobre os semblantes interessados e altamente concentrados dos cerca de 140 participantes revelou que a produção em rede direcionada para a Industrie 4.0 já inspira e motiva todos os setores. Reside nisto um enorme potencial e está nas mãos de cada um implementar e organizar o processo na sua própria empresa”, explicou o Dr. Jochen Köckler, membro do Conselho de Administração da Deutsche Messe AG.

A conferência foi acompanhada nos dois dias por apresentações das empresas Biesse Group, HOMAG Group AG, IMA Klessmann GmbH, imos AG, SCM Group bem como 20-20 Technologies GmbH, abaco Informationssysteme GmbH, Beckhoff Automation GmbH & Co. KG, dmaic software GmbH & Co. KG, Leitz GmbH & Co. KG, LEUCO Ledermann GmbH & Co. KG, Michael WEINIG AG e SDI Project Automation GmbH. Os participantes na conferência aproveitaram o evento para o intercâmbio de ideias e a criação de ligações em rede.

“As minhas expectativas relativas à LIGNA Conference eram muito altas, tendo em conta o programa e os oradores. O mais importante para mim foi perceber que na nossa empresa não basta ajustar a técnica e a organização, pois trata-se acima de tudo de uma conjugação harmoniosa de todos os setores da empresa. A Industrie 4.0 não é apenas produção em rede, mas engloba também o cliente e toda a cadeia de fornecimentos. Para mim esta conferência foi extremamente útil e excedeu muito as minhas expectativas”, resumiu Frank Heuer, Purchasing Manager do fabricante de móveis para casa de banho W. SCHILDMEYER GmbH & Co. KG de Bad Oeynhausen.

A LIGNA Conference foi apoiada pela VDMA (Associação dos Fabricantes Alemães de Máquinas e Equipamentos) Máquinas de Transformação de Madeira bem como pela LIGNUM Consulting GmbH e pela Universidade de Ostwestfalen-Lippe. Encontre o programa completo bem como os oradores em www.ligna.de/de/news-trends/ligna-conference-2016/.