FacebookRSS feed

Agrotec

Ligna 2017 Hannover 22 a 26 de maio

Com uma oferta expositiva que se distribuirá por dez pavilhões e ainda um recinto descoberto, todos os líderes de mercado irão apresentar, nos seus respetivos stands, as últimas inovações em termos de produtos e processos para o trabalho da madeira.

Este ano, os organizadores Deutsche Messe e a Secção de Fabricantes de Maquinaria para Trabalhar em Madeira na VDMA (Associação Alemã de Fabricantes de Maquinaria e Instalações) arrancam com uma nova distribuição das áreas de exposição. A conceção temática e, sobre tudo, a nova estruturação têm sido muito bem recebidas. A conjuntura do sector é boa e oferece múltiplas oportunidades de mercado, tudo isto se reflete perfeitamente na oferta da Ligna.

Os expositores apresentam uma grande variedade de inovações em torno dos sistemas de fabricação inteligentes e interconectados, ao mesmo tempo que dão a conhecer novos conceitos e ideias para a cadeia de valores da indústria do processado e da transformação da madeira.

As inovações no campo das ferramentas, maquinaria e das instalações para a fabricação em série e de peças individuais, as tecnologias de superfícies, a fabricação de derivados de madeira, as técnicas de corte, o uso da madeira como fonte de energia, os componentes de maquinaria e de automatização, assim como as técnicas florestais serão apresentadas em Hannover durante cinco dias, e delas dependem o êxito da transformação do mundo da indústria. Aqui dão-se a conhecer soluções e aplicações, ao mesmo tempo que se estabelecem redes de cooperação que oferecem perspetivas promissoras para o futuro, e isto vale para todo o sector da madeira.

A edição da Ligna 2017 centra-se nos conceitos inteligentes de uma fabricação interconectada que integre diferentes fases do processo. Apresentam-se soluções com potencial de crescimento e eficácia, indicando-se os próximos passos a seguir para o desenrolar do próprio negócio independentemente do tamanho da empresa.

Internacionalização

A internacionalização da Ligna é absolutamente única. Para além da Alemanha, entre os dez países principais que irão expor na Ligna encontram-se a Itália, Espanha, Turquia, Dinamarca, China, Suécia, Suíça e a Holanda. Numa área da exposição líquida de mais de 122.000 metros quadrados serão apresentados todos os novos processos e produtos do sector.

ligna

A nova secção de oferta ‘Ferramentas, máquinas e equipamento para a fabricação individual e em série’ irá estar localizada do pavilhão 11 ao pavilhão 15 e no pavilhão 27. Esta secção abrange máquinas para trabalhar madeira maciça, máquinas e equipamentos para a fabricação industrial de móveis, bem como máquinas manuais e ferramentas para o fabrico de peças individuais de madeira e derivados. Nesta secção, os fabricantes apresentarão aos visitantes um espectro tecnológico exaustivo, de todas as gamas de potência. Através da nova estrutura de superfícies adaptamo-nos às tendências atuais, segundo as quais as tecnologias utilizadas pelas PME no sector do tratamento da madeira estão a aproximar-se cada vez mais dos processos e das técnicas industriais. As tecnologias e os procedimentos estão a fundir-se. A este impulso inovador, uma vez que a nova estrutura do recinto de feiras garante uma orientação perfeita.

A secção dedicada às tecnologias de superfície fica no pavilhão 17, embora se apresente como uma secção de feiras, refletindo a sua crescente importância dentro da Ligna. Na área das tecnologias de superfície, têm atraído muitos novos expositores, enquanto vários fabricantes prestigiados expandiram as suas superfícies de exibição.

Maior ênfase para os componentes e para a automação

Outra secção da Ligna que também será independente graças à sua importância e tamanho é o campo dos componentes de máquinas e automação, localizado no pavilhão 16. As últimas tendências neste sector apontam para uma aceleração dos processos, uma maior redução dos tempos de ciclo na produção, bem como uma extensão dos campos de acção. A indústria 4.0 e fabricação interconectada fornecem grandes oportunidades para todas as empresas ativas num nicho de mercado, com produtos essenciais para a criação de redes de processos interligados. E a automação não se limita às grandes empresas, mas também é interessante para as PMEs do sector da madeira. A demanda por soluções integradas e interconectadas está a crescer em todo o mundo.

ligna

Além da fabricação interconectada, a Ligna 2017 girará em torno de outras atrações, como o processamento de plásticos e compósitos, refletindo a grande versatilidade de máquinas para trabalhar madeira.

Ver mais: www.ligna.de