FacebookRSS feed

Agrotec

Líder mundial de azeite em risco de falência

A Deoleo, líder do mercado mundial de azeite, corre o risco de desaparecer.

A empresa espanhola fechou o ano passado com prejuízos de 179 milhões de euros e encontra-se em situação de falência técnica, ou seja, os passivos são maiores do que o património detido pela empresa.

A fabricante de marcas como Koipesol e Carbonell justificou estas perdas com a constituição de provisões de 96,3 milhões de euros: mais de um terço deste montante – 33,6 milhões de euros – deveu-se a gastos extraordinários na gestão da crise de qualidade ocorrida em Itália e com a mudança na estratégia seguida pela empresa neste mercado; o restante montante – 53,3 milhões de euros – refere-se ao impacto da alteração da tributação do IRC e que tiveram efeito em dezembro do ano passado, segundo nota enviada ao regulador do mercado espanhol (CNMV).

Estes resultados tiveram forte impacto na cotação da Deoleo na bolsa espanhola, com as ações a caírem 10% durante a sessão de ontem, o pior desempenho desde 2011. Isto aconteceu apesar de os resultados operacionais terem melhorado 30% para 46,1 milhões de euros e de a dívida financeira – 533 milhões de euros – ter recuado no último trimestre em comparação com os três meses anteriores.

Para Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite, os problemas com a Deoleo «podem abrir espaço para outras empresas, como as portuguesas. Podem conquistar quota de mercado em países como Espanha, Itália e França», refere a especialista.

Portugal é o quarto maior exportador de azeite. A empresa espanhola vai iniciar um processo de reestruturação, que prevê a saída de um quarto dos trabalhadores da Deoleo em Espanha e investimentos nas fábricas de Alcolea (Espanha) e Tavarnelle (Itália).

A líder mundial de azeite quer focar-se na comercialização deste óleo e melhorar a qualidade dos produtos.

Fonte: Dinheiro Vivo