FacebookRSS feed

Agrotec

Let's Talk About Pork presente na 11ª Edição do Jovem Talento da Gastronomia 2022

O Jovem Talento da Gastronomia é um movimento criado em 2009, direcionado a jovens profissionais e estudantes de hotelaria e restauração, em diferentes áreas: cozinha, pastelaria, bar, serviço de sala e gestão. Em formato de concurso deste 2012, o JTG é um concurso nacional direcionado a jovens estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos, e que se encontrem a estudar numa escola de hotelaria em território nacional; e jovens profissionais de cozinha que se encontrem a trabalhar há 2 anos e que tenham menos de 26 anos de idade.

Este ano, e no âmbito da Campanha Let´s Talk About Pork from Europe, foi criada uma nova categoria - Categoria Cozinha Inovação com Porco Europeu - desafiando jovens talentos a criarem receitas originais e inovadoras com carne de porco. Segundo Vítor Menino, responsável pela Campanha Let´s Talk About Pork em Portugal, “este tipo de iniciativas são muito relevantes pois permitem um contacto próximo e direto com jovens, e são uma forma de conseguirmos informar, esclarecer e desmistificar ideias pré-concebidas sobre o Modelo de Produção de Carne de Porco.”

No dia 17 de novembro, realizou-se a semi-final dedicada à Categoria de Cozinha Inovação com Carne de Porco, na EHT de Setúbal, onde 8 jovens promissores, de várias regiões do país, mostraram todo o seu talento. Apenas 3 serão selecionados para disputar a grande final no dia 6 e 7 de dezembro, na escola de Hotelaria de Fátima.

Para além do concurso, e integrado no movimento do Jovem Talento da Gastronomia, são organizadas várias atividades, incluindo 3 roadshows, que decorrem em simultâneo com as semi-finais. Todos os alunos das escolas são convidados a assistir a uma apresentação dinâmica sobre a campanha Let´s Talk About Pork From Europe, onde se fomenta o debate sobre os principais temas que são abordados na campanha: ambiente, bem-estar animal, papel na economia, sustentabilidade, benefícios nutricionais - entre outros. Potenciando o conceito da campanha “Fake or Real” e a descobrirem toda a verdade sobre o modelo de produção de carne de porco, de uma forma divertida e informal.