FacebookRSS feed

Agrotec

Leishmaniose em debate nos podcasts da campanha ‘Protect Our Future Too’

Comprometida em sensibilizar sobre o conceito de ‘Uma Só Saúde’, a campanha europeia ‘Protect Our Future Too’ lança uma série especial de podcasts sobre saúde animal, humana e ambiental. 

O segundo episódio destes podcasts foi lançado no dia 16 de setembro e tem como tema principal a Leishmaniose e a forma como esta se pode tornar um perigo para a saúde pública. Os podcasts estão disponíveis em healthcarehits.pt e nas plataformas de podcasts (Spotify, Apple Podcasts e Soundcloud).

Devido ao aumento progressivo da temperatura, a época de risco do inseto vetor da Leishmaniose foi ampliada. Esta alteração da temperatura leva a um aumento do tempo de atividade destes insetos, mas também permite que estes vetores  colonizem  áreas onde antes não eram encontrados.

Apesar da existência de uma vacina e de produtos repelentes do inseto que transmite a doença, a Leishmaniose continua a representar uma doença grave a nível global, tendo os tutores de estar atentos aos sinais e sintomas, bem como aplicar medidas de proteção, de forma a quebrar as cadeias de transmissão entre animais, mas também entre animais e humanos.

Esta iniciativa conta com quatro episódios, sobre quatro temas diferentes em torno do conceito ‘Uma Só Saúde’: parasitas externos, leishmaniose, parasitas internos e medidas de proteção para as zoonoses, durante os quais será discutida a ligação entre a saúde animal e a saúde humana e de que forma o meio ambiente pode influenciar esta relação.

Para falar deste tema, contamos com a Dr.ª Patrícia Branco, Médica Veterinária e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC), o Dr. André Tomé, Médico de Família e representante da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e o Dr. Ricardo Reis dos Santos, Biólogo e Investigador do Centro de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa para falar sobre a relação entre o bem-estar animal e humano e o ambiente.

Estes debates pretendem envolver os especialistas em Medicina Veterinária, Medicina Humana e Investigação na área ambiental em torno de uma discussão que tem como finalidade a proteção de tutores e animais de companhia contra o impacto da alteração das estações do ano e o aumento da temperatura. Consciencializar a população para uma prevenção ativa, uma vez que os especialistas reconhecem que os animais, as pessoas e o ambiente fazem parte de um sistema fortemente interligado e que questões como as zoonoses e as doenças infeciosas estão interrelacionadas com a procura pela saúde e o bem-estar global.