FacebookRSS feed

Agrotec

Lagoa acolhe a maior feira de turismo, agricultura e indústria do Algarve

A Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa (Fatacil), que é a principal montra destas actividades económicas no Algarve e uma das mais importantes do país, decorre entre esta sexta-feira e 25 de Agosto.

Na sua 34.ª edição, a Fatacil junta seis centenas de expositores e abre ao público às 18:00 horas, uma hora antes de o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, inaugurar o certame, pelas 19:00 horas, juntamente com o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, segundo o presidente da Fatasul – Feiras e Exposições do Sul, a associação organizadora.

O presidente da Fatasul, Luís Correia, disse à agência Lusa que a edição deste ano «o tema é alusivo ao mar» e os visitantes poderão «degustar produtos gastronómicos da Ria Formosa», local que estará também representado em vários expositores com a presença de mariscadores e outros empresários.

Luís Correia afirmou ainda que, relativamente à vertente da agricultura, o foco este ano estará no sector equestre, «com uma presença significativa das melhores cordoarias nacionais», dando destaque ao cavalo lusitano, que está «a despertar grande interesse no Brasil, depois de no ano passado uma televisão ter feito uma reportagem na Fatacil» sobre a sua criação.

«Este é um dos principais destaques da edição deste ano e representa um dos produtos em que Portugal se destaca. Alguns criadores ficaram interessados na Fatacil e vêm cá mostrar o que fazem no Brasil com a criação do cavalo lusitano», referiu Luís Correia, que é também vice-presidente da Câmara de Lagoa, sublinhando que «há também criadores de Espanha presentes».

O artesanato e gastronomia regional do Algarve são outros dos pontos de interesse da Fatacil, que este ano, num sentido «ao contrário da conjuntura económica, conta com mais 10 por cento de expositores do que no ano passado», sublinhou Luís Correia.

«Este aumento dá a ideia de que as empresas, com as dificuldades e a crise, estão a apostar mais na promoção», acrescentou.

Ao longo de 10 dias, a Fatacil vai também oferecer aos visitantes um programa de animação que, segundo Luís Correia, vai cobrir todos os gostos musicais. «Vamos ter o Emanuel e o José Cid, mas também os Expensive Soul e outras bandas com diferentes estilos», disse, considerando que «estão reunidas as condições para uma edição bem-sucedida» da Fatacil.

Fonte: Lusa (via Confagri)