FacebookRSS feed

Agrotec

Koppert apresenta soluções à base de nemátodes benéficos para controlo biológico de pragas agrícolas

Os nemátodes benéficos que ajudam a controlar as pragas agrícolas em culturas de estufa, agora também estão disponíveis para culturas de ar livre. A Koppert, empresa líder em soluções de controlo biológico, apresenta estas soluções biológicas eficazes e de ação rápida para o controlo de uma ampla gama de pragas em culturas fruteiras, incluindo frutos de caroço, pequenos frutos, batateira e diversas culturas hortícolas.

A crescente resistência das pragas aos pesticidas e a redução do número de substâncias ativas químicas autorizadas levam os agricultores a procurar soluções alternativas para controlar as pragas das suas culturas. Em resposta à crescente procura, a Koppert investigou a aplicação de nemátodes benéficos na agricultura com dois produtos – Capirel e Casea. Cada um destes produtos contém uma espécie de nemátode diferente, podendo ser utilizados no controlo de pragas tais como alfinetes em batateira, mosca-da-cebola, bichado e outros lepidópteros em fruteiras e hortícolas, tripes em hortícolas de ar livre, entre muitas outras pragas.

Adequados para agricultura convencional e biológica

A boa notícia para os agricultores é que podem aplicar estes dois produtos de controlo biológico utilizando pulverizadores convencionais ou via rega. Outra vantagem é que os nemátodes são compatíveis com a maioria dos inseticidas, fungicidas e herbicidas, ou seja, não perdem eficácia quando utilizados em mistura com soluções químicas.

Sendo uma solução biológica, os nemátodes não deixam resíduos nas culturas, pelo que podem ser utilizados tanto em agricultura convencional como em modo de produção biológico. Adicionalmente, são seguros para o aplicador e o ambiente, contribuindo para uma agricultura mais sustentável.

Um longo caminho de investigação e desenvolvimento

A Koppert produz nemátodes benéficos desde 1986. Numa primeira fase a investigação e desenvolvimento da empresa esteve centrada no mercado da horticultura em estufa, mas nos últimos anos comprovou a eficácia destas soluções biológicas também em culturas fruteiras e hortícolas de ar livre.

A empresa dedicou muitos anos à seleção, produção, formulação e controlo de qualidade destes nemátodes benéficos. Cada um dos nemátodes entomopatogénicos produzidos pela Koppert foi selecionado para controlar pragas específicas. Por essa razão, a Koppert produz três espécies diferentes: Steinernema feltiae, Steinernema carpocapsae e Heterorhabditis bacteriophora.