FacebookRSS feed

Agrotec

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Europeu dos Jovens Agricultores 2020

A 6.ª Edição do Congresso Europeu dos Jovens Agricultores do PPE, que se realizou em formato online, teve como temática o papel dos jovens agricultores na nova Política Agrícola Comum (PAC) e pós-Covid e na Estratégia F2F.

Prémio Jovem Agricultor Europeu

No Congresso, 15 projetos de jovens agricultores de toda a Europa competiram em três categorias de prémios, nomeadamente o digital, o desenvolvimento sustentável e o food champion na agricultura.

No âmbito do digital, o vencedor foi Wouter Bruins, da Holanda, com o projeto In OVO. 

Já no desenvolvimento sustentável, Pavlos Tsakiris, da Grécia, levou a melhor com o seu projeto de produção de grãos biológicos para ração animal e de ovos biológicos

Os vencedores na última categoria foram Josef Obkircher e Andreas Kalser, de Itália, com o projeto KIRNIG, de cogumelos gourmet Kirnig do Tirol do Sul.

O representante português foi Gonçalo Assis Lopes, vencedor nacional em 2019. Pode recordar a sua entrevista recente à Agrotec sobre o seu projeto na cultura do morango.

O evento europeu contou com o apoio dos eurodeputados do Partido Popular Europeu (PPE), Nuno Melo (Portugal), Juan Ignacio Zoido Álvarez (Espanha) e Asim Ademov (Bulgária).