FacebookRSS feed

Agrotec

ISQ traz a Portugal soluções para a agricultura sustentável

Desde agricultura ao Espaço, passando pela indústria e cidades sustentáveis, são várias as soluções que irão ser apresentadas pelo Grupo ISQ no Planetiers World Gathering (PWG), o maior evento internacional sobre inovação sustentável, que tem lugar no Altice Arena, em Lisboa, nos dias 22 e 23 de outubro.

Intelicrop ISQ

No dia 22, o ISQ estará no Communities Stage, um dos palcos que receberá vários oradores internacionais, com o tema “Innovation inside the country: We belong to tomorrow's day”, para apresentar soluções e debater os desafios futuros da sustentabilidade.

Consigo leva também a palco os responsáveis do maior investimento científico da atualidade que visa a produção de energia limpa, o ITER, projeto no qual o ISQ colabora há vários anos ao nível da formação, inspeção e desenvolvimento de tecnologias. Este projeto científico será apresentado no Impact Stage por Bernard Bigot.

Enquanto entidade que aposta fortemente em inovação e desenvolvimento sustentável, o ISQ dará a conhecer diversas soluções tecnológicas que vêm dar resposta a desafios no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. «Através de processos de Inteligência Artificial, Big Data, Machine Learning e IoT, o ISQ tem vindo a desenvolver soluções integradas à medida dos seus clientes, sobretudo para os sectores industriais de ponta com as indústrias de processo, aeronáutica, aeroespacial, energias renováveis, alimentação e farmacêuticas», explica Pedro Matias, Presidente do Grupo ISQ.

Para promover uma Agricultura Sustentável, por exemplo, o ISQ desenvolveu uma plataforma tecnológica integrada – o Intelicrop - que, através de Observação da Terra via satélie e data science, permite monitorizar as variáveis agrícolas, fornecendo informações e previsões confiáveis ​​sobre a produção, indicadores agrícolas, índices de vegetação, ou riscos fitossanitários, com antecedência adequada, ajudando a elaborar ações preventivas contra problemas fitossanitários ou para melhorar a gestão de culturas.

Ainda nesta matéria, concebeu um dispositivo IoT – Smartgreenhouse - que monitoriza estufas, permitindo medir em tempo real diversos indicadores (como a temperatura, humidade do ar, luminosidade, humidade no solo, entre outros).

Estas soluções vêm contribuir para uma agricultura sustentável por via do aumento do conhecimento dos meios de cultura e variáveis intervenientes.

E para ajudar à digitalização da indústria, o ISQ desenvolveu o SIM 4.0, um Sistema Inteligente de Monitorização que tem por objetivo transferir conhecimentos científicos e tecnológicos para o tecido industrial, contribuindo desta forma para suprir algumas falhas de informação e de conhecimento sobre tecnologias avançadas e sua aplicação em sistemas industriais.