FacebookRSS feed

Agrotec

Investigadores identificam gene essencial da cevada para a tolerância à seca

Investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, identificaram um gene da cevada que permite à planta conseguir obter água armazenada a uma grande profundidade no solo durante os períodos de seca.

Segundo explicou a equipa de cientistas, o gene identificado impulsiona o crescimento de raízes estreitas, o que permite à planta desenvolver raízes mais rapidamente capazes de penetrar até à água armazenada em camadas profundas da terra, permitindo assim sobreviver em alturas de escassez de água.

Este descobrimento é a chave para o cultivo da cevada já que o maior desafio que o mundo enfrenta é a água. Os investigadores recordam que em períodos de seca nas camadas inferiores da terra existe água suficiente para cultivar plantas que contem com este sistema de raízes capazes de chegar às reservas. Este avanço significa que os produtores possam manter os rendimentos da cevada inclusivamente quando a escassez de água ameaça o cultivo.

"As nossas últimas descobertas demonstram que o gene que determina o crescimento de raízes estreitas proporciona uma vantagem de rendimento significativa", enaltece Hannah Robinson, lider do grupo de investigação.

Ler aqui.