FacebookRSS feed

Agrotec

Desenvolvido Robot Agrícola movido a Energia Solar

Ladybird-Robotics-in-Cowra-field-1200

"Ladybird" numa experiência no terreno (ver vídeo abaixo)

Foi desenvolvido na Austrália, por investigadores da Universidade de Sidney, o “Ladybird” um robot desenhado e construído especificamente para a indústria hortícola, para operar no terreno, equipado com um software que lhe permite exercer funções autonomamente e lhe dá a capacidade de efetuar, no campo agrícola, funções de vigilância, mapeamento, classificação, categorização e deteção de diferentes vegetais e nivel de crescimento, detetando também espécies de pragas, sejam animais ou plantas.

O Professor Salah Sukkarieh, investigador da Universidade de Sidney, na Austrália, e líder do projeto, foi premiado com a distinção “Investigador do Ano” pela Associação da Indústria de Vegetais da Austrália (Ausveg) pelo seu trabalho no desenvolvimento de robot agrícolas, particularmente no Ladybird.

“O Ladybird tem o seu foco em terrenos agrícolas e é movido a energia solar. Ele contempla sensores para a deteção do crescimento dos vegetais e espécies de pestes, sejam plantas ou animais. Ele tem um braço robótico com o propósito de remover ervas e tem também o potencial para a execução da colheita”, adianta o investigador.

Asua primeira experiência no terreno, num campo australiano, foi considerada um sucesso. O robot foi capaz de se movimentar autonomamente entre as linhas e de uma linha para a outra, enquanto reuniu informação através dos sensores. Estes sensores incluem lasers, câmeras e câmeras hiper espectrais.

O Robot foi carregado antes de ser colocado no terreno, localizado em Cowra (Austrália), que continha produção de cebola, beterraba e espinafres, e esteve operacional durante três dias consecutivos.

Video 1: Construção e teste do robot numa exploração comercial em Cowra (Austrália).

Video 2: Exemplos de tipos de informação obtida e como ela pode ser processada com o objetivo de transmitir informação útil aos produtores.

 

Os futuros testes do “Ladybird” vão incluir um braço manipulador localizado debaixo do veículo que tem potencial para localização ou recolha de amostras, direcionando-o também para a colheita autónoma.

O Professor Salah Sukkarieh, refere que o seu grupo de trabalho procura redefinir áreas chave no campo da robótica, tais como a tecnologia sensorial, desenvolvimento de materiais e complexos mecanismos autónomos. Menciona ainda que a automatização nos processos operacionais na agricultura estão destinados a desempenhar um papel decisivo do setor, permitindo minimizar os recursos usados e maximizar a produtividade da agricultura de futuro. A automação contribuirá para o aumento da eficiência e produção, substituindo muitas das tarefas manuais por ferramentas robóticas agrícolas especializadas.

Fonte: Australian Centre for Fields Robotics (ACFR)