FacebookRSS feed

Agrotec

Instalação de fogões de biomassa em Espanha: crescimento recorde em 2016

biomassa

Apesar de a instalação de equipamentos tecnificados de biomassa para utilização térmica, lareiras e caldeiras de biomassa ter batido recorde em Espanha no que respeita a número de equipamentos instalados e ter crescido acima de 1.000MW, não chegou aos 1.300 MW instalados em 2015.

De acordo com o Observatório da Biomassa, a potência anual instalada com equipamentos tecnificados de biomassa reduziu 23% em relação à instalada em 2015, embora mantenha os 1.020,6 MW.

O número de equipamentos instalados em 2016 é de 38.851, 18% mais do que os instalados em 2015.

São dados que mostram que a sociedade espanhola ainda precisa de muito mais informação, vinca o Observatório, que acrescenta que o setor da biomassa está, pouco a pouco, a colonizar o setor do aquecimento em Espanha, mas a um ritmo menor do previsto há uns anos.

No total, o Observatório da Biomassa indica que, em Espanha, no princípio deste ano havia 198.887 equipamentos de biomassa de alto rendimento a funcionar que somam 8.297,6Mw térmicos de potência instalada.

Esta tendência crescente não só se está a impor em Espanha mas em toda a Europa, em que 16% do aquecimento já utiliza biomassa.

Trata-se de um facto demonstrado: a utilização energética de biomassa impulsiona a economia interna e local, revitaliza as zonas rurais e permite uma melhor gestão dos bosques, além de criar emprego estável e local nas nossas regiões.

«Conseguimos reduzir a dependência dos combustíveis fósseis importados, proporciona-nos liderança tecnológica, reduz-se o custo para os consumidores finais e oferece uma alternativa eficiente e mais económica que qualquer outro combustível.Sem ir mais longe, é importante estarmos conscientes da importância que está a ter ultimamente a utilização da biomassa, pois já pressupõe 0,34% do PIB de Espanha, o que corresponde a 3.700 milhões de euros. A energia produzida com biomassa em Espanha permite-nos evitar importar o equivalente a mais de 10 milhões de barris de petróleo, e reduzir portanto as emissões de Gases de Efeito Estufa provocadas pelo utilização de combustíveis fósseis como o gasóleo ou o gás natural», sustenta.

2016 marca um novo record na venda de lareiras de pellets

Segundo dados do Observatório da Biomassa, em Espanha, no ano passado, instalaram-se 35.815 lareiras de pellets em toda a Espanha, mais 22% que no ano anterior.

Segundo os dados recolhidos são bastantes as marcas que superam as 1.000 unidades vendidas e várias delas superam as 5.000 unidades por ano.

A tendência de comercialização que oscilou para o canal “grandes armazéns de bricolage” continua a aumentar com equipamentos cada vez de menor potência mas mais tecnificados: a potência média das lareiras comercializadas em 2016 foi de 11,3kW de potência.

A instalação de caldeiras de menos de 50kW diminuiu 16% em relação aos dados de 2015. Conforme os dados, as vendas de topo de gama e de importação foram menores e a potência média instalada foi de 34,4kW.

Em relação à instalação de caldeiras de biomassa de 50 kW ou mais, ou seja as instalações industriais e coletivas, a mesma diminui 15% em número e é o grupo de instalações de biomassa que mais reduziu a potência instalada.

As principais causas desta redução devem-se a uma sucessão de acontecimentos que não favoreceram a mudança de caldeiras eficientes: meses de instabilidade política, baixos preços do gasóleo de aquecimento no princípio do ano e um inverno relativamente ameno com menos necessidades térmicas.

Neste momento, com a metade do ano 2017 passado, observa-se que esta tendência está a mudar, sobretudo devido ao facto de o preço do gasóleo de aquecimento no passado no inverno ter aumentado mais de 50% em relação a 2015.

Expobiomassa, um evento que se consolida ao ritmo do setor

A Expobiomassa 2017, a feira do setor mais importante no Sul da Europa este ano, a realizar em Valladolid de 26 a 29 de setembro, vai voltar a ser o reflexo da situação do setor da biomassa.

Mais de 600 expositores, procedentes de 30 países, vão apresentar o último em tecnologia, design, performances, etc., a 18.000 profissionais, ávidos de ver e adquirir equipamentos que oferecem soluções a um consumidor cada vez mais exigente e melhor informado.

As previsões são que a Expobiomassa aumente, esta edição, acima do 20% em relação à passada realizada há dois anos.